28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saúde faz alerta para ameaça da Dengue

Saúde faz alerta para ameaça da Dengue

Entre principais causas estão condições climáticas e fenômeno El Niño que trouxeram altas temperaturas e chuvas intensas

02/02/2024 05h05 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
Saúde faz alerta para ameaça da Dengue Arquivo/JPP

A Prefeitura Municipal de Itirapina, através da Secretaria Municipal de Saúde, está lançando um alerta para evitar que a cidade enfrente um surto de Dengue neste verão. Vários municípios do Estado de São Paulo estão enfrentando um aumento alarmante nos casos de dengue, levando muitos deles a decretar estado de emergência. Apenas na terceira semana deste ano, São Paulo já registrou mais do que o dobro de casos em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando 4 mortes.

Especialistas estimam que as transmissões da doença possam se intensificar no Estado caso não haja uma desaceleração. Itirapina, assim como todos os outros municípios, corre o risco de entrar em uma epidemia em 2024.

Entre as principais causas do aumento dos casos de dengue estão as condições climáticas e o fenômeno El Niño, que trouxeram altas temperaturas e chuvas intensas no final de 2023 e continuam se repetindo em 2024, favorecendo a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Diariamente, a equipe de combate à dengue da Prefeitura de Itirapina flagra diversos criadouros do Aedes aegypti e imóveis fechados. Amostras de água parada com larvas dos domicílios estão sendo coletadas pela equipe para análise laboratorial, e preocupantemente, 77% das amostras analisadas foram positivas para larvas do mosquito.

A falta de conscientização por parte da população tem contribuído para a criação de situações de risco, tais como o descarte irregular de materiais, acúmulo de água parada, entulhos e o crescimento de matagais. Além disso, a existência de imóveis fechados impede que sejam realizadas vistorias, dificultando ainda mais o trabalho de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito.

Segundo as equipes da Secretaria Municipal de Saúde aproximadamente 35% das residências em Itirapina apresentam algum tipo de pendência, o que representa um grande desafio para o enfrentamento da dengue no município.

O combate a dengue acaba se tornando uma tarefa complexa, pois requer uma mudança de comportamento por parte da população. O engajamento e a colaboração de cada indivíduo são fundamentais para combater os criadouros, uma vez que uma única fêmea do mosquito pode depositar mais de 100 ovos. Nenhum recipiente deve ser deixado para trás.

 

Algumas orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Mantenha os terrenos limpos e livres de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;

– Tampe os tonéis e caixas d’água corretamente;

– Mantenha as calhas limpas e desobstruídas;

– Mantenha garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Utilize lixeiras com tampa e mantenha-as bem fechadas;

– Mantenha os ralos limpos e com aplicação de tela;

– Semanalmente, limpe ou preencha com areia os pratos de vasos de plantas;

– Lave com escova ou bucha os potes de água para animais de estimação;

– Limpe todos os acessórios de decoração que fiquem expostos ao ar livre e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;

– Utilize repelentes elétricos próximos às janelas, mas evite o uso se você for alérgico;

– Velas ou difusores de essência de citronela também são alternativas eficazes;

– Retire a água acumulada na parte de trás da máquina de lavar roupa e da geladeira.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x