15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saúde prepara campanha de combate a Hanseníase

Saúde prepara campanha de combate a Hanseníase

15/10/2013 20h50 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Saúde prepara campanha de combate a Hanseníase

A secretaria municipal de Saúde (SMS), através do Centro Médico de Especialidades (CEME), realiza a partir do próximo dia 21 de outubro, uma semana de campanha e busca ativa da hanseníase.

 

Desde o início do mês, 30 profissionais da área de saúde, 20 alunos do curso de medicina da UFSCar e 60 estagiários do curso de enfermagem do Centro Universitário Paulista (UNICEP), passam por um curso de capacitação na sala de reuniões do Centro de Especialidades e também nas universidades. Foram abordados os sinais, sintomas e diagnóstico da Hanseníase.

A campanha acontecerá em todas as Unidades de Saúde e contará com a distribuição de folhetos, abordagem da população na busca de casos suspeitos e também de testes de sensibilidade nas manchas com encaminhamento para profissionais especializados.

A enfermeira do programa do Centro de Especialidades, Isabella Gerin de Oliveira, falou da importância da participação da população. “Um dos sintomas da hanseníase, são manchas dormentes pelo corpo. Como não dói, a pessoa não procura atendimento. O diagnóstico precoce será nossa preocupação durante a campanha.”

Atualmente, o programa de hanseníase do município acompanha três casos multibacilares. Outro intuito da campanha é constatar se há baixa incidência de casos no município ou se esses casos estão subnotificados.

 

SOBRE A DOENÇA

 

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que representa um importante problema de saúde pública no Brasil, seus sintomas são manchas dormentes pelo corpo, placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dores nas articulações lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x