13 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Secretarias de Saúde e da Pessoa com Deficiência fecham parceria para transportar pacientes

Secretarias de Saúde e da Pessoa com Deficiência fecham parceria para transportar pacientes

Os dois veículos adaptados são provenientes do Programa “Cidade Acessível"

16/06/2023 22h16 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Secretarias de Saúde e da Pessoa com Deficiência fecham parceria para transportar pacientes

A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), fechou, nesta semana, uma parceria para viabilizar o transporte dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise dentro e fora do município de São Carlos. A solicitação para a realização desse transporte especializado para atender as Pessoas com Deficiência (PCDs) partiu da SMS, em virtude da aquisição pela Prefeitura de São Carlos de duas vans adaptadas – veículos “minibus” – após convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo.

Os dois veículos adaptados são provenientes do Programa “Cidade Acessível” e estão atualmente sob a responsabilidade da SMPDMR, que possui o interesse em viabilizar os veículos para o transporte de pacientes que passam por hemodiálise e não possuem condução própria para o deslocamento entre sua residência e a unidade onde é feito o procedimento.

Os pacientes que passam por hemodiálise tratam-se de pessoas com diagnóstico de doença renal crônica e que, para todos os efeitos legais, são consideradas pessoas com deficiência. No atual momento, a demanda por esse transporte especializado envolve, principalmente, pacientes cadeirantes. As vans possuem um elevador apropriado com dispositivo próprio para o embarque e desembarque de cadeirantes, além dos assentos necessários para a segurança dos passageiros.

No primeiro momento, um veículo e um motorista serão oferecidos para atender os pacientes no sistema porta a porta e beneficiar estes e os familiares que os acompanham. Em caso de aumento da demanda, será disponibilizada mais uma van adaptada com motorista.

A secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, afirmou que os primeiros atendimentos já foram realizados nesta semana. A partir de segunda-feira (19/06), será mantida uma rotina com itinerários pré-determinados para os pacientes cadastrados nesse sistema de transporte e também para solicitações pontuais. “Neste momento, atenderemos oito pacientes de hemodiálise que fazem o tratamento por quatro horas, três vezes por semana, e, desta forma, este veículo passará na residência dos pacientes, levando ao tratamento e, depois, deixando-os novamente na residência”, comenta Jôra, lembrando que estes pacientes já estão cadastrados no Sistema Integrado de Transporte Sanitário (SITS) do município.

Lucinha Garcia, secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, ressaltou que são pacientes que necessitam de um atendimento ainda mais humanizado e um deslocamento com toda a dignidade que eles têm direito. “A atual administração do prefeito Airton Garcia busca cada vez mais atender uma quantidade maior de cidadãos que necessitam de transporte para a continuidade de seus tratamentos e a nossa pasta está conseguindo, com essa parceria com a Saúde, beneficiar o maior número de pessoas com as viagens feitas com as vans adaptadas”, disse Lucinha Garcia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x