4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Serviços de Defesa da Mulher são visitados por PLP’s

Serviços de Defesa da Mulher são visitados por PLP’s

06/07/2013 11h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Serviços de Defesa da Mulher são visitados por PLP’s

Grupo de Promotoras Legais Populares (PLP’s), iniciativa que visa ensinar questões básicas de Direito a mulheres para que estas se tornem multiplicadoras de informação, visitou na tarde de ontem serviços de defesa da cidade.

 

Foram visitados o Centro de Referência da Mulher (CRM), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o Fórum Criminal.   

Raquel Auxiliadora dos Santos, uma das coordenadoras do grupo, explica que, desde abril, o grupo se reúne com especialistas para debater direito do consumidor, direito da família, violência doméstica, Lei Maria da Penha: “É um curso bem amplo, as aulas são semanais, e essa visita é a aula prática, onde conhecemos as instituições operadoras do direito, para onde podemos encaminhar as pessoas e explicar como funciona a justiça”.

O objetivo dessa formação é que as hoje alunas possam orientar outras pessoas: “Em especial em questões relacionadas à violência doméstica, cuja demanda ainda é muito grande”, explica Raquel.

Ela explica que fazem parte do grupo um conjunto diversificado de mulheres: são estudantes, donas de casa, metalúrgicas, agentes comunitárias de saúde, advogadas, empresárias: “Participam cerca de 30 mulheres”.

As aulas acontecem em geral no Sindicato dos Metalúrgicos, que cedeu o espaço e a estrutura, explica Raquel, que completa: “Os professores são todos voluntários”.

A metalúrgica Silvia Helena Gasparini, participante dessa terceira edição do PLP, explica que aprendeu muita coisa: “A visita de hoje está sendo maravilhosa”.

Questionada se, apesar de ainda não ter acabado o curso, já ajudou alguém, ela diz: “Já, sim. Levei pessoas na Delegacia da Mulher, já orientei como a ela deve proceder quando precisa de pensão alimentícia”.

Para ela, a participação no grupo é importante para adquirir consciência de como agir na busca pela garantia dos direitos da mulher.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x