17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Simpósio mostra a abrangência das áreas de pesquisa em matemática

Simpósio mostra a abrangência das áreas de pesquisa em matemática

02/09/2014 20h13 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Simpósio mostra a abrangência das áreas de pesquisa em matemática

Despertar o interesse pela pesquisa na área de matemática, apresentando aos alunos de graduação a abrangência das áreas nas quais podem atuar. Esse foi um dos principais objetivos da 17ª edição do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM), que aconteceu no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 26 a 28 de agosto, reunindo 170 participantes. “Esse evento já está incorporado à agenda acadêmica do ICMC, é uma tradição e uma grande oportunidade para que vocês vejam o que está acontecendo na área”, afirmou a vice-diretora do Instituto, Maria Cristina de Oliveira, na abertura do Simpósio.

Profissionais que estão atuando no mercado, pesquisadores do ICMC e de outras instituições convidadas apresentaram um amplo panorama das atividades que realizam, abrangendo temas ligados à matemática pura, educação matemática, matemática aplicada e estatística. Marcaram presença no evento pesquisadores e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campi de Rio Claro e de Presidente Pudente. “Estimulamos também os estudantes que estão fazendo iniciação científica a apresentarem seus trabalhos, contribuindo para que percam o medo de falar em público e aprimorem suas habilidades”, contou um dos coordenadores do evento, professor Everaldo Bonotto. Ao todo, 25 estudantes apresentaram os projetos de iniciação científica que estão desenvolvendo. 

“A primeira palestra que fiz aqui no ICMC foi durante um Simpósio como esse. É uma grande oportunidade de aprendizado porque você precisa extrair as informações essenciais do que está pesquisando na iniciação científica, criar uma sequência lógica para apresentar o conteúdo ao público e captar a atenção da plateia, tomando cuidando para não ultrapassar o tempo”, explicou Oriana Ortiz, aluna do Bacharelado em Matemática no ICMC que fez parte da comissão organizadora do evento. “É um momento em que saímos da nossa rotina de estudos e somos levados a respirar outros ares e a lembrar dos motivos que nos fazem gostar de matemática”, completou a estudante.

“Como temos um panorama muito diversificado sendo apresentado aos estudantes, eles passam a enxergar as oportunidades que existem além da docência na área”, adicionou o outro coordenador do evento, o professor do ICMC Éder Ritis.

“O SiM é também uma oportunidade para que se diminua a distância entre alunos e professores, algo muito importante conforme o professor José Carlos Cintra ressaltou em sua palestra ‘A arte de ensinar'”, ressaltou a professora Thaís Jordão, que também fez parte da comissão organizadora do Simpósio.

 

Medalha Garfields

Inspirados pela recente conquista do matemático carioca Artur Avila, o primeiro brasileiro a ganhar uma Medalha Fields, os organizadores do SiM criaram a Medalha Garfields, inspirados pelo professor do ICMC Eduardo Tengan. O objetivo da Garfields foi premiar os estudantes que se destacaram durante as apresentações orais e de painéis, valorizando o trabalho realizado.

Na categoria apresentação oral, o primeiro ligar ficou com o aluno do ICMC João Carlos Caldato Correia. A segunda colocação foi obtida por Bruna Favoretto e o terceiro lugar ficou com Mailde Ozório, ambas do ICMC. Já na categoria painel, a Medalha Fields foi para José Carlos Rubianes Silva, da Unicamp. 

 

Prêmio Destaque Acadêmico

O final da 17º SiM também foi marcado por uma homenagem aos alunos que obtiveram as maiores médias nos cursos da área de matemática. Confira, a seguir, o nome de todos os homenageados.

 

Bacharelado em Matemática

José Carlos Fontanesi Kling; Lucas Chiozini de Souza; Hugo Cattarucci Botos; Hugo Rafael de Oliveira Ribeiro.

Licenciatura em Matemática

João Carlos Caldato Correia; Milenna Midori Miashita.

Licenciatura em Ciências Exatas

Gevair Norberto de Souza; Rita de Cássia Idem.

Bacharelado em Estatística

Rodrigo Didier Anderson; Rafael de Carvalho Ceregatti de Console; Brenno Gustavo Barbosa; Livia Chierice Correa de Moraes.

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica

Allan Vinicius da Silva; Gilmar Correia Caldas; Luiz Otavio Toratti.

Veja mais fotos no álbum do evento no Facebook: icmc.usp.br/e/f3241 (Assessoria de Comunicação ICMC/USP)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x