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Sistema computacional identifica opinião das pessoas na internet

04/03/2017 11h51 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Sistema computacional identifica opinião das pessoas na internet

Conhecer a opinião das pessoas sobre produtos, serviços e até sobre fatos do dia a dia é um dos principais desafios para marcas, empresas, partidos políticos, acionistas etc. Na era da internet, essa necessidade se tornou mais complexa devido ao volume de informações que são geradas e circulam em redes sociais, blogs e sites. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Distribuídos (LaSID) do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu um sistema capaz de analisar, automaticamente, uma grande quantidade de mensagens coletadas de redes sociais e estimar a opinião – positiva ou negativa – que a maioria dessas mensagens expressa a respeito de um assunto ou objeto de interesse. 

“Pesquisas de opinião tradicionais são normalmente custosas, pois envolvem consultas individuais  – seja por telefone ou por meio eletrônico – e a abrangência é frequentemente limitada [baixo volume de respostas]. Através desse sistema computacional inteligente, é possível analisar automaticamente a opinião de milhares de pessoas de qualquer lugar do mundo, em um curto espaço de tempo e com baixo custo”, compara o professor Tiago Agostinho de Almeida, do Departamento de Computação (DComp) e coordenador do estudo que gerou a nova ferramenta. “Com o sistema on-line, a análise se torna altamente dinâmica e pode ser usada rapidamente para atender a demanda do mercado e satisfazer os interessados em conhecer a opinião pública. Não obstante, a alta capacidade de abrangência permite que as análises se tornem muito mais robustas, confiáveis e, portanto, menos tendenciosas”, avalia o professor.

INOVAÇÃO

“Por exemplo, suponha que uma empresa tenha lançado um produto e gostaria de saber a opinião das pessoas a respeito dele. Atualmente, essa análise é feita, na maioria dos casos, por meio de questionários ou entrevistas realizadas com consumidores. Trata-se de um mecanismo lento e, muitas vezes, pouco representativo para obter opiniões. Com o sistema proposto, a empresa poderia obter essa análise de forma muito mais rápida e abrangente, pois milhares de mensagens postadas em redes sociais sobre o produto seriam coletadas e analisadas automaticamente”, detalha Almeida.

Segundo o professor, um dos motivos do sistema proposto ter obtido melhores resultados que as técnicas tradicionais se deve à inovação da pesquisa que procurou aumentar a capacidade de processamento e análise de textos curtos e ruidosos como os que são comumente compartilhados nas redes sociais e pelo WhatsApp, através de smartphones.

 

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