3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sistema de monitoramento de caçambas visa reduzir descarte irregular

Sistema de monitoramento de caçambas visa reduzir descarte irregular

27/11/2013 23h23 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Sistema de monitoramento de caçambas visa reduzir descarte irregular

Desde a última terça-feira (26), as empresas que transportam resíduos da construção civil contam com uma ferramenta que controla a destinação final desse tipo de material. O sistema coletas online permitirá que a Prefeitura controle e fiscalize os pontos de descarte irregular de entulhos, que hoje são estimados em 70, entre terrenos, ruas e estradas rurais.

 

Os caçambeiros passaram por um processo de treinamento de adaptação ao manuseio de um software por 45 dias. Esse sistema oferece planejamento e informatização da gestão dos resíduos; melhora no gerenciamento dos aterros; rastreabilidade dos resíduos; fiscalização eletrônica; divulgação dos transportadores e monitoramento das caçambas distribuídas na cidade.

O monitoramento da situação das caçambas ocorrem por meio das cores. O verde significa que os equipamentos estão regulares e o marrom aponta irregularidades no descarte, como embalagens plásticas, lixo doméstico, entre outros itens.

O responsável pela caçamba, no caso o gerador do resíduo, será notificado por e-mail sobre a irregularidade.

O chefe de Divisão do Fomento à Redução e Controle de Resíduos Sólidos, Kleber Luchesi, informou que a cidade gera 500 toneladas de resíduos por dia e que hoje 460 caçambas são monitoradas na cidade, pela internet. “Hoje são 24 empresas cadastradas. Entre empresas e outros geradores de resíduos, como construtoras, esperamos chegar a 30 empresas até o final do mês”.

Luchesi ressalta que as empresas flagradas desrespeitando descarte correto serão penalizadas com multas. A primeira delas é de, aproximadamente, R$ 425. “A partir da segunda vez que a empresa é autuada, a multa dobra para R$ 850. Se manter as irregularidades, será suspensa por cinco dias e pode chegar, em caso extremo, à cassação do alvará de funcionamento”, alertou.

Segundo Luchesi, o sistema facilitará o trabalho da fiscalização ambiental da Prefeitura, que possui uma equipe enxuta. “Com o monitoramento, conseguiremos direcionar a nossa equipe à fiscalização dos pequenos geradores de entulho, o que reduzirá os descartes irregulares”.

O diretor da empresa responsável pelo sistema, Felício Ramuth, reafirma que o sistema eletrônico faz com que a caçamba seja monitorada desde a saída da empresa para a local gerador até o destino final. Ele cita que Jundiaí é uma das cidades que adotou o software e os resultados foram satisfatórios. “A empresa de descarte recebia 20 caçambas de resíduos por dia. Com o sistema, passou a receber 250. Isso significa economia para a cidade, que gasta menos com limpeza e melhora as condições do meio ambiente”, concluiu.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x