25 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Cerimônia foi celebrada pela Igreja em 7 de junho

09/06/2024 08h28 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

A Igreja celebrou dia 7 de junho passado, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

 

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus:

Esta festa é comemorada sempre na semana seguinte à Festa de Corpus Christi.

O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (cf. João 19,34). Diz a Liturgia que “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor.

A liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus após um conjunto de festas católicas, a Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi.

Quando falamos do Coração de Jesus, é preciso entender que estamos nos referindo à alma e a pessoa de Nosso Senhor, Deus feito homem…

Sendo o coração o órgão que representa o nosso interior, quando falamos do Coração de Jesus, estamos tratando do “íntimo” do Filho de Deus, de onde sai todo o seu Amor!

Este sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós. É a expressão daquilo que São Paulo disse: Eu vivi na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2,20), é também o convite a que cada um de nós retribua a Jesus este amor, vivendo segundo a Sua vontade e trabalhando com a Igreja pela salvação das almas.

Santo Agostinho disse: Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que na ferida visível contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor.

A primeira festa litúrgica em honra ao Coração de Jesus, foi celebrada na França em 20 de outubro de 1672.

Jesus revelou o desejo da Festa ao seu Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado. S. Margarida teve como diretor espiritual o padre jesuíta S. Cláudio de la Colombière, canonizado por João Paulo II, e que se incumbiu de progagar a grande Festa.

O Papa Pio XII afirmou que tudo o que S. Margarida declarou estava de acordo com a nossa fé.

O Papa Clemente XIII aprovou a Missa em honra do Coração de Jesus e Pio X, dia 23 de agosto de 1856, estendeu a Festa para toda a Igreja a ser celebrada na sexta-feira da semana subseqüente à festa de Corpus Christi.

O papa Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Paulo VI disse certa vez que ela é garantia de crescimento na vida cristã e garantia da salvação eterna.

Jesus prometeu à Santa Margarida no extremo da misericórdia de Seu Coração onipotente, conceder a todos aqueles que comungarem nas primeiras sextas feiras de cada mês, durante nove meses consecutivos a graça do arrependimento final. Eles não morrerão sem a minha graça e sem receber os SS. sacramentos. O meu coração naquela hora extrema ser-lhe-á seguro abrigo.

 

Dia Mundial de Oração pela Santificação do Sacerdote:

Todos os anos, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebra-se o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, ligado à figura do padre Mario Venturini, que dedicou sua vida e apostolado à santificação do clero e fundou, em 1926, a Congregação Jesus Sacerdote.

Neste dia os fiéis são exortados a rezarem pela santificação, fortalecimento e perseverança dos sacerdotes.

Através do Sacramento da Ordem os padres receberam uma missão bem específica na Igreja, a fim de que eles possam realizá-la bem os padres necessitam abundantes bênçãos de Deus e as orações incessantes dos fiéis.

Os santos Evangelhos registram que Jesus rezava muito e, frequentemente, fazia momentos mais intensos de oração. Rezou pelos apóstolos antes de serem escolhidos, rezou pelos apóstolos para realizarem a missão que lhes estava confiando.

Vamos rezar todos os dias pelos sacerdotes de nossa Igreja e em especial pelo Pároco de nossa comunidade.

 

Deus abençoe você!

 

Missão Consagra-te

@missao_consagra_te_sao_carlos

Gisele Botega

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x