3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sustentabilidade aumenta a procura por profissionais

Sustentabilidade aumenta a procura por profissionais

24/06/2012 09h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sustentabilidade aumenta a procura por profissionais

Hoje muito se discute sobre sustentabilidade e a busca por novas tecnologias que não poluam ou agridam menos o meio ambiente. Com isso o mercado de trabalho do setor está requisitando mais profissionais com conhecimentos e especializações em soluções sustentáveis.

Segundo uma pesquisa encomendada pela Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade), revelou que 26% das empresas analisadas pretendem aumentar o quadro de funcionários ao setor para o próximo ano. Além disso o estudo mostra que 65% das empresas possuem estagiários que já exercem atividades exclusivas de sustentabilidade.

De acordo com o coordenador do curso de graduação em Gestão e Análise Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marcel Tanaka, as empresas têm investido na implantação de sistemas de gestão ambiental para adequar-se a padrões internacionais e profissionais capacitados a trabalhar nestes sistemas devem ser capazes de trabalhar de forma integrada com os todos os setores das indústrias.

“A procura vem aumentando nos últimos anos, como ser verificado o aumento de oferta nos cursos de Gestão Ambiental e Ciências Ambientais nos últimos 10 anos. Na UFSCar, o número de candidatos por vaga aumentou de 8,7 em 2009 para 21,8 em 2011, e vem crescendo desde então. O mesmo ocorre com os demais cursos do país, que têm alta demanda por candidatos”, diz Tanaka

As universidades exerce um papel na formação e capacitação desses profissionais, no caso do curso de Gestão e Análise ambiental da UFSCar, a formação é para o mercado de trabalho, mas o bacharel tem uma visão integrada das questões ambientais, desenvolvida ao longo do curso. No último ano os alunos realizam estágios ou desenvolvem monografias sobre temas emergentes da questão ambiental.

“O mercado tem demandado profissionais para trabalhar em sistemas de gestão ambiental, como analistas ambientais, e também o setor público vem demandando profissionais para trabalhar na elaboração e implantação de políticas públicas ambientais”, comenta o coordenador.

Para o diretor comercial da Empresa Global Pet de São Carlos, Irineu Bueno Barbosa Júnior, os profissionais contratados precisam estar atentos ao tratamento e legislação ambiental. Além disso, precisam ser proativos na procura de novas soluções de produtos e tecnologias no setor, mesmo para os processos já utilizados. “O incentivo a inovação é constante”, diz Barbosa.

Para Tanaka os processos sustentáveis serão cada vez mais exigidos pela sociedade, em relação a empresas e governos. Processos mais sustentáveis geralmente envolvem economia no uso dos recursos, resultando em melhor aproveitamento e também agregando valor aos produtos. A sociedade como um todo deseja manter um ambiente equilibrado para as próximas gerações e, de modo geral, apoia as ações que melhoram a sustentabilidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x