15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Suzantur apresenta Centro de Monitoramento e CittaMobi

Suzantur apresenta Centro de Monitoramento e CittaMobi

30/03/2017 11h37 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Suzantur apresenta Centro de Monitoramento e CittaMobi

Mesmo cumprindo um contrato emergencial e não tendo uma concessão definitiva do transporte coletivo de São Carlos, a empresa Suzantur, concessionária do sistema por um contrato emergencial, inaugurou, na manhã de ontem, na Avenida José Heitor Reali, 200, no Distrito Industrial Miguel Abdelnur, o seu Centro de Monitoramento.

Participaram do evento o vice-prefeito Giuliano Cardinali, o secretário de Trânsito e Transportes, Antônio “Coca” Pinto Ferraz e Maurício Rodrigues Olbrick, Diretor de Transporte da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Durante o evento, o empresário Claudinei Brogliato, diretor da Suzantur, apresentou à cidade o CittaMobi, o aplicativo da empresa que já está em operação e que possibilita ao usuário do transporte coletivo saber onde exatamente está o ônibus da linha que deseja usar. Além disso, a Central de Monitoramento, usando alta tecnologia, possibilita à empresa saber onde está cada um dos mais de 100 ônibus das 70 linhas que existem em São Carlos. É possível, através desse sistema, controlar cumprimento de horários, velocidade e etc.

O vice-prefeito Giuliano Cardinali elogiou a iniciativa da Suzantur e afirmou que São Carlos precisa se firmar como a “Capital da Tecnologia”. “Nos últimos 15 anos vivemos uma verdadeira revolução com o Smartphone. Porém, não houve uma modernização da gestão pública na mesma velocidade. Esperamos ver um transporte coletivo cada vez melhor em São Carlos e a tecnologia é um caminho para a melhoria desse importante serviço de mobilidade urbana”. 

Para o secretário Coca Ferraz, a tecnologia da Central de Monitoramento e do aplicativo CittaMobi mostram que mesmo operando em caráter emergencial, a Suzantur vem prestando um bom serviço em São Carlos e está buscando oferecer o melhor. Segundo ele, através da central, a empresa vai conseguir aferir a qualidade do serviço em vários níveis e poder ajustar o que for necessário de forma eficaz.

Durante o evento, o escritor Antonio Fais ofereceu a Brogliatto e-books gratuitos, que podem ser lidos no smartphone. “Minha editora deseja ceder estes títulos de forma totalmente gratuita para os usuários do transporte coletivo”.

Brogliatto afirma que já existe o sistema de wifi em 10 veículos. Este serviço deverá ser estendido a mais 110, através de um contrato firmado com a Claro. “Ainda estamos no contrato emergencial de seis meses. Estamos buscando melhorar a operação, comprovar que estamos cumprindo as ordens de serviço. Hoje conseguimos cumprir em 99% os horários. Temos agora novas ferramentas para melhorar muito. Temos agora como controlar excesso de velocidade, que era uma das reclamações. Outra coisa era o desvio de itinerário. Queremos cumprir um excelente serviço à cidade”.

Segundo ele houve muitos problemas com uma mão-de-obra viciada que vieram da Athenas Paulista. “Tivemos que substituir praticamente 250 funcionários. Além disso, os profissionais não tinham o curso de transporte coletivo. Estamos buscando qualificar os nossos funcionários através do treinamento constante”. 

CittaMobi já pode ser baixado pelos usuários do transporte coletivo

Desde a noite de anteontem, 28 de março, os usuários do transporte coletivo de São Carlos têm à disposição o CittaMobi, o aplicativo da Suzantur.  Wanderson Lima Silva, analista da empresa que criou dois sistemas para a Suzantur, explicou o funcionamento daquilo que foi concebido. “Existem dois sistemas, o Go System e o Cittamobi, o primeiro é voltado para a gestão de frota, e que permite uma visão ampla do trabalho com a localização de ônibus, a verificação se o planejado está sendo cumprido; o órgão gestor também consegue ter essa fiscalização e essas informações, através de um aplicativo, são passadas para o usuário final”, disse.

Segundo Wanderson, o usuário final terá acesso ao aplicativo por meio do Google Play procurando pelo nome de Cittamobi e fazer o download e assim lhe será passado todo o acesso ao mapa de São Carlos onde o aplicativo estará funcionando. “Ele já está disponível, existem apenas alguns ajustes técnicos que estão sendo realizados, provavelmente na próxima semana o usuário poderá visualizá-lo por completo”, explicou.

O passageiro será o beneficiado, pois o mesmo, ao sair de casa, poderá saber exatamente a que horas o seu ônibus irá passar. “Numa cidade como São Carlos onde as linhas são grandes, isso é fundamental, imagine uma situação de você chegar num ponto e ter que ficar 40 minutos esperando, esse aplicativo consegue fazer com que a pessoa possa planejar suas ações e não precisa ficar esperando no ponto, isso permite ter a noção de saber em que momento o ônibus irá passar”, ressaltou.

O sistema permitirá mostrar a empresa e a Prefeitura se o ônibus está cumprindo o seu horário, já o usuário conseguirá observar qual será o horário em que ele deverá estar no ponto para subir no coletivo. “O cálculo é feito para que o usuário saiba exatamente o horário em que o ônibus irá passar no seu ponto por meio de GPS”, disse.

O Cittamobi funciona nos smartphones por meio de conexão com a internet. “É preciso ter uma conexão para poder colocar o aplicativo para funcionar”, destacou.

Proprietário

O proprietário da Suzantur, Claudinei Brogliato, explicou que a empresa, mesmo estando em São Carlos atuando por meio de um contrato emergencial, precisava de um aplicativo como este para poder melhorar o serviço prestado na cidade. “Estamos caminhando também para que todos os veículos da Suzantur tenham conexão com o wi-fi”, afirmou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x