Taxistas são preparados para Copa de 2014
O Sest/Senat de Araraquara, em parceria com o Sebrae SP e Confederação Nacional e Transporte (CNT), está promovendo o programa Taxista Nota Dez, onde taxistas da cidade e da região se inscrevem e recebem o material de apostilas com exercícios e CD de áudio para o aprendizado de idiomas de Inglês e Espanhol à distância.
Com a possibilidade das cidades, São Carlos e Araraquara serem escolhidas como subsedes da Copa do Mundo de 2014, taxistas podem se preparar e se qualificar para receber atletas e comissões técnicas de diversos países.
O taxista Charleston dos Santos, de 47 anos, já morou 16 anos nos Estados Unidos, trabalhando sempre com transporte. Atualmente faz parte da Cooperativa de Táxi de São Carlos e sempre presta serviços para estrangeiros, principalmente acadêmicos que visitam as universidades e centros de tecnologia. “O curso vai ajudar muitos profissionais para que tenham no mínimo o básico de cada idioma. Isso é um diferencial no atendimento ao cliente”, afirma Santos.
Os cursos devem ser realizados um por vez: inglês e espanhol. E não há idade limite para participar. Já o taxista Mauro Marcilio, de 69 anos, não fala inglês e nenhum outro idioma, além do português, e diz não se interessar pelo programa oferecido, pois se considera ultrapassado. “Se tiver passageiro estrangeiro, eu passo a corrida para outro taxista”, diz Marcilio.
Segundo a coordenadora de desenvolvimento do Sest/Senat, Flora Amália Pestana, o curso começou em novembro de 2011 e vai até maio de 2014. A meta é qualificar 80 mil taxistas no Brasil. Em Araraquara tem 16 inscritos, incluindo profissionais de São Carlos. “O curso pode ser realizado de três meses a um ano. No término, o profissional deve fazer uma avaliação online no próprio Sest/Senat. O taxista também receberá um certificado de conclusão de curso”, explica Pestana.
Sou Taxista do ponto da Santo Antonio, gostaria de parabeniza-los pela reportagem.