30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > TCE determina correções em edital para contratação de empresa de exames laboratoriais

TCE determina correções em edital para contratação de empresa de exames laboratoriais

17/12/2013 23h03 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
TCE determina correções em edital para contratação de empresa de exames laboratoriais

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) votou pela procedência parcial da representação interposta em função do edital de concorrência pública objetivando a contratação, pela Prefeitura de São Carlos, de empresa para prestação de serviços laboratoriais clínicos para as unidades de saúde do município, pelo período de até 12 meses. O valor estimado do contrato é de R$ 3,093 milhões.

 

O TCE determinou correções no edital, de forma a incluir na cláusula de informação acerca da data de sessão pública, eliminar do edital a disposição que veda a participação no certame de empresas que não sejam sediadas ou que não tenham filiais que prestem serviços na cidade de São Carlos, e excluir os serviços de coleta domiciliar de pacientes acamados do certame de credenciamento, pois não previstos na Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e Insumos Estratégicos do SUS.

A representação foi movida pelo Instituto de Biomedicina Santista (IBS), que argumentou ser impossível a contratação dos serviços de coleta e análises por meio de credenciamento, uma vez que as atividades requerem abertura de certame licitatório. A empresa se refere aos dois itens do edital, que exigem do laboratório o fornecimento, o transporte e o armazenamento dos materiais necessários para a realização das coletas dos exames, bem como a disponibilização de profissional para coleta domiciliar de pacientes acamados.

A empresa alegava que a exigência de instalação prévia em São Carlos, limita o universo da disputa e faz críticas ao sistema de distribuição dos serviços na hipótese de haver mais de uma empresa credenciada. O laboratório alegou que cabe aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procurar ou fazer a escolha entre as empresas credenciadas através de demanda espontânea.

Ao TCE, a Prefeitura concordou com as exigências e reconheceu “haver incongruências nos critérios de atribuição dos serviços entre as empresas credenciadas e manifesta sua disposição em rever as condições previstas no edital”.

 

FALHA

O TCE respondeu que a falha relativa à não indicação da data de sessão pública do edital não configurou ocorrência capaz de impedir que os interessados tomassem conhecimento do dia e hora para recebimento dos documentos de habilitação e proposta.

“A inclusão dos serviços de coleta domiciliar de pacientes acamados para a realização de exames laboratoriais não pode ser admitida na medida em que não estão contemplados na Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e Insumos Estratégicos do SUS”, diz o despacho do TCE.

 

“No entanto os serviços de transporte e armazenamento dos materiais necessários para a realização das coletas dos exames laboratoriais pode ser mantida no processo de credenciamento porque se trata de atividade instrumental que naturalmente faz parte dos itens da Tabela SUS”, concluiu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x