27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Telescópio Espacial James Webb (JWST)

Telescópio Espacial James Webb (JWST)

Novo telescópio também será o maior já lançado ao espaço

05/12/2021 16h06 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Telescópio Espacial James Webb (JWST) Foto: Divulgação

Acompanhe com a equipe do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos o lançamento do James Webb. Esse telescópio é considerado a ferramenta de observação mais poderosa a ser operada no espaço, e seu desenvolvimento teve início em 1996.  No próximo dia 22/12 teremos o lançamento a partir da Guiana Francesa do foguete Ariane V levando essa nova tecnologia ao espaço.

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) é um telescópio espacial desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). É planejado para suceder o Telescópio Espacial Hubble como a missão astrofísica da NASA.

O JWST, fornecerá imagens no infravermelho e sensibilidade melhoradas sobre o Hubble, e permitirá uma ampla gama de investigações nos campos da astronomia e cosmologia, incluindo a observação de alguns dos mais eventos e objetos distantes no universo, como a formação das primeiras galáxias e caracterização atmosférica detalhada de exoplanetas potencialmente habitáveis.

James Webb Space Telescope ou JWST é um projeto de uma missão não tripulada norte-americana da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), com a finalidade de colocar no espaço um observatório para captar a radiação infravermelha. O telescópio deverá observar a formação das primeiras galaxias e estrelas, estudar a evolução das galáxias, ver a produção dos elementos pelas estrelas e ver os processos de formação das estrelas e dos planetas.

O telescópio foi inicialmente denominado de Next Generation Space Telescope ou NGST. O termo “Next Generation” refere-se ao fato que se pretende que ele venha a substituir o telescópio espacial Hubble, pois após o seu lançamento, novas tecnologias foram desenvolvidas, permitindo construir o novo telescópio sob uma nova concepção.

https://www.youtube.com/watch?v=rFIUjT8XKUY


Fontes: Grupo de Óptica – Prof. Dr. Sebastião Pratavieira e Kleber Chicrala – Jornalismo Científico do 
CEPOF – INCT – IFSC – USP e Wikipédia 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x