19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Transformação digital e desafios no cenário varejista são debatidos em encontro

Transformação digital e desafios no cenário varejista são debatidos em encontro

Empresários Marcos Gouvêa de Souza e Paulo Morais destacaram os múltiplos caminhos do setor

15/06/2023 16h54 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Transformação digital e desafios no cenário varejista são debatidos em encontro

O LIDE Ribeirão Preto promoveu na última quarta-feira, dia 14 de junho, mais um importante debate sobre o cenário varejista. O encontro exclusivo para filiados recebeu como convidados o fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa de Souza, e o sócio fundador da Espaçolaser, Paulo Morais, que juntos comandaram o bate-papo com o tema “Os múltiplos caminhos das transformações do varejo”.

Marcos Gouvêa, que também é membro do Conselho do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e Presidente do LIDE Comércio, abriu o debate falando de elementos importantes para o setor varejista, como o cenário econômico, os desafios e as oportunidades, principalmente pós pandemia e o OMNIPDX, definido como a loja do futuro.

Dando destaque para o Brasil, Gouvêa apontou o impacto do digital e a mudança de comportamento dos consumidores, além de como as empresas do setor podem utilizar instrumentos a favor da melhora da experiência do consumidor.
O empresário falou ainda sobre o protagonismo do varejo através da incorporação da tecnologia e do digital. “Historicamente esse é o segmento que conversa com o consumidor em tempo real, mas seu crescimento de protagonismo na prática, fez com que o setor também recebesse novos concorrentes, que são as indústrias se aproximando para criar seus canais próprios, tendo uma conexão direta com o consumidor sem intermediários. Por outro lado, o varejo se beneficiou de toda essa informação e passou a trabalhar marcas próprias, melhorando a rentabilidade e se diferenciando na relação com o consumidor”.

Paulo Morais, que além de sócio fundador e membro do Conselho de Administração da Espaçolaser, também ocupa o cargo de CEO da PG&MP Investimentos, contou um pouco da sua trajetória, como transformou sua empresa na maior rede de depilação a laser do mundo e trouxe pontos importantes sobre o cenário do varejo.

“Olhando o futuro e o momento do varejo em transformação absoluta pós-pandemia, o mundo digital foi uma solução encontrada, porém trouxe desafios adicionais. É preciso lembrar que a tecnologia sempre será meio, jamais fim”, destacou.

Paulo comentou ainda que, mesmo com os desafios, o cenário é positivo para os empresários do setor. “Apesar de todas as transformações, os desafios que estamos vivendo neste momento, o cenário é positivo e de muitas oportunidades. Quem souber olhar vai colher bons frutos logo a frente”.

Para Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto este foi mais um debate de alto nível, seguindo o padrão da organização e trazendo grandes nomes. “O LIDE tem como objetivo antecipar tendências, então nós trazemos os principais nomes do mercado para que possamos ouvir e beber diretamente da fonte dos principais players dos negócios, como o Marcos Gouvêa, ícone do varejo e um dos principais nomes da atualidade, até internacionalmente falando, e o Paulo Morais, fundador da principal rede de franquias de depilação a laser do mundo, com 7 mil colaboradores. A oportunidade de ouvi-los e saber quais as suas preocupações, mas também aonde estão enxergando oportunidades, e sentir o termômetro disso tudo é muito importante, principalmente neste momento de transição de governo, cenário pós pandemia, é essencial ter acesso a essa sensibilidade”, completou.

O evento promovido pelo LIDE Ribeirão Preto aconteceu no espaço de eventos Absolutto.

Sobre o LIDE Ribeirão Preto
O LIDE Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, debatendo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x