21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar aponta queda de 32,95% em morte pela Covid-19

UFSCar aponta queda de 32,95% em morte pela Covid-19

Boletim trouxe decréscimo de 19,37% de contágio da doença, mas patamar de estabilidade continua alto com média de 2.965 por mês

03/08/2021 06h03 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
UFSCar aponta queda de 32,95% em morte pela Covid-19 Foto: Divulgação
Reportagem: Hever Costa Lima

A atualização mensal sobre a contaminação da Covid-19 feita pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), apresentada nesta segunda-feira, 2, indica que o acúmulo mensal de casos decresceu 19,37% e número de novas mortes caiu em maior proporção (32,95%) entre junho e julho de 2021. O índice está oscilante desde abril em uma média de 2.965 casos por mês no último quadrimestre. Entretanto segue em um platô elevado, com média mensal de 71 mortes por mês.

A média mensal do número diário de casos confirmados em internação oscilou em platô elevado, porém com tendência de queda ao analisarmos o último quadrimestre (23,08%).

“A interpretação do número diário de pessoas internadas com diagnóstico confirmado de Covid-19 ficou prejudicada pela falta de especificação dos dados fornecidos pela Prefeitura. Não ficou claro se os números de internados com diagnóstico positivo para a doença diziam respeito a todos os residentes em São Carlos ou somente quem estava hospitalizado, independentemente do local da internação”, afirmou o médico epidemiologista e professor no Departamento de Medicina e no Curso de Pós-graduação em Gestão da Clínica – UFSCar, Bernardino Geraldo Alves Souto, que assinou a análise.

O médico considerou em seu boletim os indicadores da Fundação Oswaldo Cruz, da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, que verificaram o controle alcançado da epidemia e mostraram que a transmissão comunitária do SARS-CoV-2 continua fora de controle na cidade.

“Pelo visto, a epidemia segue sem controle, instável e em elevado platô de incidência, de mortes e de internação, embora os números indiquem uma tendência tímida de queda, o que sugere ausência ou insuficiência das medidas de controle, que vêm sendo adotadas para conter a transmissão comunitária”, afirmou Bernardino.

CAUTELA – O panorama da UFSCar sobre a pandemia sugere ao poder público um alerta considerando a introdução da variante Delta no país. “A literatura médica admite que esta variante, além de mais transmissível que todas as outras, pode cursar com maior letalidade e maior resistência às vacinas, embora estas ainda apresentem boa proteção contra as formas graves da doença”.

As pesquisas já apontam que a vacinação não consegue vencer a alta transmissibilidade da variante Delta, apesar de colaborar na redução da mortalidade populacional, desde que em elevada cobertura vacinal com duas doses.

“A vacinação tem se mostrado pouco efetiva em impedir a transmissão comunitária da variante Delta, mas, conserva boa efetividade em reduzir a ocorrência de formas graves da doença”, afirmou Bernardino.

PANORAMA – Considerando a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que a população São Carlos seja de 254.484, a Secretaria Municipal de Saúde já vacinou 205.974 pessoas, o que representa 60,56% com a primeira e 20,37% com a segunda dose do imunizante.

Porém, se considerarmos somente a população acima de 18 anos a ser vacinada, o índice de habitantes aumenta para 79,44% e 26,73% de pessoas vacinadas respectivamente.

No Estado, os índices são semelhantes: 78,95% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose, sendo 60,21%  com a primeira e 22,75% da população com a cobertura vacinal completa.

FAIXA ETÁRIA – O Departamento de Vigilância em Saúde informa que recebeu do Estado 6.518 doses e aguarda o repasse de mais 17.770, totalizando 24.288 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Com isso, o município começa a imunização das pessoas entre 29 e 25 anos.

A imunização será escalonada por idade:

– Segunda-feira (2) – 29 anos;

– Terça-feira (3) – 28 anos;

– Quarta-feira (04) – 27 anos;

– Quinta-feira (5) – 26 anos;

– Sexta-feira (6) – 25 anos;

“Devido ao aumento no número de pessoas que precisam ser imunizadas nesta faixa etária estamos ampliando o número de unidades fixas de saúde e horários para aplicação da vacina contra a Covid-19. A intenção é aplicar mais de 2.300 doses por dia contabilizando todas as unidades fixas e os postos volantes”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

De segunda a sexta-feira das 9 às 15 horas.

UBS Fagá, UBS Redenção, UBS Azulville, USF Arnon de Melo/Angelina. Serão distribuídas 180 senhas por dia por unidade.

USF Zavaglia, USF Aracy Equipe 1, USF CDHU, USF Jockey/Guanabara e USF São Carlos VIII. Serão distribuídas 100 senhas por dia por unidade.

Postos volantes com sistema drive-thru serão na FESC, na Vila Nery; Shopping Iguatemi com 300 senhas por dia por posto volante. Um novo posto volante de vacinação será instalado na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na avenida José Migliato, 1001, no Cidade Aracy. Neste posto serão distribuídas 100 senhas por dia.

De segunda a sexta-feira das 13 às 17 horas.

UBS Aracy, UBS Santa Felícia e UBS São José. Serão distribuídas 180 senhas por dia por unidade.

Às terças e quintas-feiras às unidades do Cidade Aracy, Redenção e Santa Felícia continuam atendendo das 16 às 19 horas, porém, nesse horário não tem distribuição de senhas.

CADASTRO – Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. Todos devem apresentar comprovante de endereço e documento com foto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x