9 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar avança 150 posições em ranking internacional de sustentabilidade

UFSCar avança 150 posições em ranking internacional de sustentabilidade

Universidade participa deste ranking pelo segundo ano consecutivo, em 2020 participaram 132 instituições de ensino superior

22/12/2020 19h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
UFSCar avança 150 posições em ranking internacional de sustentabilidade Foto: K2 Drones

O Ranking Green Metrics é conduzido pela Universidade da Indonésia, sendo o único ranking internacional que avalia o esforço das Universidades para preservação do meio ambiente. Em 2020, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participa deste ranking pelo segundo ano consecutivo.

Mudanças – No total, em 2020 participaram 132 Universidades a mais que no ano de 2019. No Brasil foram 10 Universidades participantes a mais que no ano anterior. Mesmo com aumento de participantes, a UFSCar avançou 150 posições no cenário internacional (362° lugar, em 2020) e 8 posições em comparação às demais Universidades brasileiras (15° lugar, em 2020).

Para Roberta Sanches, Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental e servidora da UFSCar, este avanço concretiza um esforço coletivo da Universidade. “É fruto do trabalho de toda Universidade rumo à construção de uma UFSCar cada vez mais sustentável”, explica. “Além disso, a integração de diversos setores para consolidação dos dados foi de extrema importância”, finaliza a Dra. Roberta Sanches.

Avaliação – A classificação é feita a partir de indicadores de sustentabilidade divididos em seis categorias: 1. Paisagem e Infraestrutura; 2. Energia e Mudanças Climáticas; 3. Resíduos; 4. Água; 5. Transporte; 6. Educação e Pesquisa.

Eficiência Energética na UFSCar – De 2017 a 2020, a UFSCar construiu 7 Usinas Solares Fotovoltaicas e realizou a troca de quase 50 mil lâmpadas convencionais por tecnologias led. De 2019 a 2020, o quesito “Energia e Mudanças Climáticas” foi o que mais apresentou avanços no Ranking Green Metrics.

“Desde 2017 que participamos de editais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em busca de recursos para o fortalecimento da UFSCar como Universidade sustentável. Desde então, já obtivemos R$ 8 milhões para investimento. Os projetos que realizamos com este recurso equivalem ao plantio de cerca de 4.400 árvores ao ano”, acrescenta a Reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann.

O Ranking – Os resultados de 2020 foram apresentados em 7 de dezembro. Uma cerimônia virtual, conduzida pelo Reitor da Universidade da Indonésia, Prof. Dr. Ari Kuncoro, marcou a divulgação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x