Saúde pública

UFSCar divulga painel interativo com mapeamento de 468 laboratórios

O novo painel apresenta a geolocalização dos laboratórios e permite consultas sobre as atividades

Um painel visual e interativo com informações sobre os 468 laboratórios da UFSCar foi lançado no site da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da UFSCar. Por meio do dashboard, é possível identificar a quantidade de laboratórios em cada um dos quatro campi da Universidade, por centros acadêmicos e departamentos e por áreas de conhecimento.
O novo painel também apresenta a geolocalização dos laboratórios, seus responsáveis e sites e redes sociais quando disponíveis. Além disso, permite fazer consultas sobre laboratórios e as atividades e pesquisas que realizam, a partir de palavras-chave que reflitam suas atuações.
O dashboard foi desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, ligado à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (NAIIPEE/FAI UFSCar), com base nos dados do relatório feito pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI/UFSCar), divulgado em abril de 2024. O mapeamento foi realizado de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, por meio de coleta de dados feita por formulário eletrônico às Diretorias de Centros Acadêmicos, Chefias de Departamentos e Coordenações de Curso da UFSCar.
Segundo o servidor da SPDI, Antonio Carlos Lopes, “a iniciativa foi realizada a partir do Censo da Educação Superior 2024, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que solicita informações sobre os cursos de graduação, seus alunos e docentes e a estrutura das instituições de educação superior”.
De acordo com o Secretário Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da UFSCar, Rogério Fortunato Junior, o painel visual interativo complementa as informações do mapeamento de uma forma visual e amigável, com uma busca mais sintética e filtrável. “Uma pessoa, por exemplo, que queira fazer um doutorado, ela pode identificar uma área de interesse; uma empresa que queira desenvolver um produto e procura por pesquisadores. Então, o dashboard potencializa esse tipo de busca”, destaca.
A servidora da SPDI, Tatiana Bianchini Pinheiro, avalia que, com o levantamento e com o dashboard associado, as informações são disponibilizadas de forma mais transparente. “E com isso, todo mundo ganha: o pesquisador ganha, a sociedade ganha, a instituição ganha, facilitando a pesquisa, a prestação de contas e fornecendo uma ideia mais clara do tamanho da nossa UFSCar”, ressalta.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Confira nota de Falecimento da Nova Funerária de São Carlos
Há 15 minutos
NA SÃO CARLOS FM!!
Proposta aprovada na Câmara, cria política municipal específica, expõe lacunas graves na rede de saúde e cobra ação efetiva do Poder Público
Há 2 horas
Gestão universitária
A Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) da UFSCar completou 30 anos em […]
Há 3 horas