3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar é sede do 2º Encontro Tecnológico Brasil-Alemanha

UFSCar é sede do 2º Encontro Tecnológico Brasil-Alemanha

28/03/2013 11h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar é sede do 2º Encontro Tecnológico Brasil-Alemanha

Na manhã de quarta-feira, 27, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi sede do 2º Encontro Tecnológico Brasil-Alemanha, promovido pela Universidade e pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI). “O objetivo principal é aproximar quem estuda engenharia das empresas alemãs, mostrar o que elas fazem aqui no Brasil e dar a possibilidade ao futuro engenheiro de ampliar sua visão sobre como funciona uma empresa alemã aqui no país”, explica Matthias Neisser, Diretor Executivo da VDI Brasil.

Segundo ele, durante o evento as empresas mostram uma visão do futuro, e os alunos que se interessam por inovação têm uma grande oportunidade ao participar do Encontro.

Fernando Resende, um dos palestrantes do evento e que na Bayer é responsável pela área de inovação ligada à construção civil, diz: “Temos um foco no desenvolvimento de materiais.Inventamos dois tipos de materiais e hoje toda linha de negócios da Bayer tem como base esses materiais.temos inovações para engenharia eólica, solar, iluminação led, natural, isolamente térmico, carros mais leves, elétricos. Uma série de mercados que têm um vínculo com a engenharia. Daí a importância de participar de um evento como esse, nos aproximarmos das engenharias, que são os grandes transformadores que a Bayer fabrica, e isso abre mais possibilidades para mais inovação”.

Para Robert Madersdorfer, gerente da LanXess, e outro palestrante, participar de um evento como o sediado pela UFSCar é importante para dar continuidade ao desenvolvimento alcançado pela empresa na América Latina: “O Brasil é responsável por 10% do nosso faturamento global, e como o centro da nossa atividade são as pessoas e sem elas nenhum inovação pode acontecer, nos mostrar na sociedade, nas universidades, é um dever”, afirma.

Guilherme Barduque, aluno do cursod e Engenharia de Computação que participou do Encontro, diz:: “Estou achando muito interessante: as palestras têm temas interessantes, consegui ver aplicações do meu curso. Por conta da inovação, achei os assuntos bem inspiradores”. O caso da Volkswagen foi o que chamou a atenção de Guilherme de Melo: “Achei interessante como eles superar os desafios, expandira, a produtividade ao mesmo tempo em que eles inovavam os motores”, afirma.

Para o estudante de engenharia química, Cristian Carlos, o que lhe chamou atenção foi o trabalho da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha  : “Eu não conhecia muito o trabalho da VDI, e estou achando muito interessante”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x