Educação

UFSCar está entre as 10 melhores universidades brasileiras em pesquisa

No THE Latin America Rankings 2026, UFSCar se destaca na produção científica/Walter Milanetto

No THE Latin America Rankings 2026, universidade figura em 15º lugar na colocação geral e se destaca na produção científica

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) alcançou a 15ª colocação geral no Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2026. Mesmo com a queda de uma posição em relação à edição anterior, a Instituição permanece entre as melhores universidades brasileiras, reforçando a consistência de seu desempenho no cenário nacional. O ranking de 2026 avaliou 223 universidades de 16 países da América Latina e do Caribe, com o Brasil mantendo a maior presença, com 81 instituições. Entre as 10 melhores universidades da região, sete são brasileiras.

A UFSCar se destacou especialmente nos indicadores relacionados à pesquisa, que englobam ambiente e qualidade da pesquisa, nos quais figura entre as 10 melhores do Brasil. Esses índices refletem o compromisso da Universidade com a produção científica de alto impacto, a formação de pesquisadores e a consolidação de redes colaborativas.

Segundo a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, o resultado reafirma a trajetória de excelência da Universidade. “Mesmo sendo uma instituição jovem, que acaba de completar 55 anos, a UFSCar se mantém entre as melhores do país, especialmente em pesquisa, reforçando a excelência e o compromisso da instituição com a ciência nacional, de qualidade e em prol da soberania nacional”, registra.

A edição de 2026 do THE América Latina trouxe alterações relevantes na metodologia de avaliação. Segundo comunicado oficial da organização, os 16 indicadores de desempenho, distribuídos em cinco pilares, passaram por um processo de revisão. Nesta edição, as universidades foram avaliadas em relação ao conjunto global de instituições presentes no THE World University Rankings, e não apenas em comparação com as instituições latino-americanas, como nos anos anteriores. Essa mudança estrutural pode ter influenciado variações nas pontuações das instituições.

Devido a essa atualização metodológica, as notas obtidas pela UFSCar nesta edição não são comparáveis às de anos anteriores. Embora seja possível acompanhar tendências gerais de posição relativa, especialmente no contexto nacional, as mudanças na base de cálculo e no universo de comparação impedem análises diretas de evolução ou queda em termos de pontuação.

Outra mudança importante apontada pelo THE diz respeito à nomenclatura da edição atual, denominada Latin America University Rankings 2026. Segundo a organização, essa designação decorre do uso dos mesmos dados empregados no World University Rankings 2026, uma vez que ambos integram o mesmo ciclo anual de avaliação. O THE esclarece ainda que, embora haja diferença entre as denominações das edições 2024 (anterior) e 2026 (atual), nenhum ano foi suprimido desde o início do ranking regional, em 2016.

O ranking completo está disponível no site do THE (https://bit.ly/ranking-the-2026).

Compartilhe:

Recomendamos para você

Melhor idade
O Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla encerrou, na última quinta-feira, 4, as […]
Há 35 minutos
Serviços gratuitos
A Prefeitura de Ibaté realiza, neste sábado, 6, mais uma edição do programa “Ibaté em […]
Há 1 hora
Final de ano
Há dias que começam comuns, mas terminam inesquecíveis. Foi assim nesta quinta-feira, durante a visita […]
Há 2 horas