25 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar está entre as 10 melhores universidades do Brasil em pesquisa

UFSCar está entre as 10 melhores universidades do Brasil em pesquisa

Na classificação geral, a Universidade ficou com a 17ª colocação

20/07/2022 21h32 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
UFSCar está entre as 10 melhores universidades do Brasil em pesquisa

A UFSCar está entre as 10 melhores universidades do Brasil em Pesquisa, ocupando o 9º lugar, segundo o THE Latin America University Rankings 2022. Na categoria Ensino e na classificação geral entre as 67 universidades brasileiras avaliadas, a UFSCar ocupa a 12ª colocação. Na categoria Receitas Vindas da Indústria, que utiliza como referência os dados relacionados à renda gerada pela transferência de conhecimento entre universidade e a Indústria, o indicador da UFSCar subiu de 56,9, em 2021, para 67,5 em 2022, Na classificação geral, a Universidade ficou com a 17ª colocação entre as melhores universidades da América Latina, com 74,4 pontos, a mesma pontuação da edição 2021, mas caiu duas posições no ranking.

A Chefe do Departamento de Informações Institucionais da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Nadine Ramos, explica que, mesmo com as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, principalmente os sucessivos cortes no orçamento sofridos pelas instituições federais de Ensino Superior no Brasil, a UFSCar conseguiu manter sua pontuação. Porém, na classificação geral, a UFSCar perdeu posição devido ao desempenho expressivo de outras universidades no indicador Receitas Vindas da Indústria.

Na categoria Pesquisa, a UFSCar ficou com o 9º lugar dentre as universidades do Brasil e em 12º na América Latina. A classificação tem como base o questionário sobre reputação respondido por acadêmicos de vários países, a renda para pesquisa em relação ao número de docentes e o volume da produção acadêmica, que utiliza informações da base de dados Scopus. Já no Ensino, em que conquistou o 12º lugar no Brasil e na América Latina, a avaliação tem como base o questionário sobre reputação, a proporção de estudantes de pós-graduação por estudantes de graduação, a proporção de docentes por estudantes, além da proporção de títulos de doutorado por número de docentes da instituição.

O ranking avalia os critérios de Ensino (ambiente de aprendizagem), Pesquisa (volume, receita e reputação), Citações (influência da pesquisa), Receitas Vindas da Indústria (transferência de conhecimento) e Internacionalização (docentes, estudantes e pesquisa). O resultado completo do ranking pode ser conferido na página do Times Higher Education Latin America University Rankings.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x