3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar promove encontro de educadores para Unidades Prisionais

UFSCar promove encontro de educadores para Unidades Prisionais

27/11/2013 10h05 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
UFSCar promove encontro de educadores para Unidades Prisionais

A Universidade Federal de São Carlos promove o evento de encerramento do projeto de extensão Formação de Educadores e Gestores Educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes, que começou ontem e termina hoje.

 

Parceria entre UFSCar, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Administração Penitenciária e a Fundação “Prof. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), o projeto, desenvolvido ao longo deste ano, tem o objetivo de produzir conhecimento em prol da educação nos espaços prisionais.

“Fazendo uma releitura dos objetivos traçados em 2012 e os resultados por nós esperados, posso afirmar, com certeza, que se tratou de uma ação acadêmica e política bem sucedida, e que já apresenta indicadores positivos no Estado de São Paulo e em outros Estados”, afirmou a professora Elenice Onofre, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar e coordenadora do projeto.

Ao longo de 2013 foram realizados encontros regionais nas cidades de Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e São Paulo, nos quais estiveram reunidos aproximadamente 400 agentes educacionais que atuam em alguma das 158 penitenciárias do Estado.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Secretário de Administração Penitenciária do Estado, Lourival Gomes, e com a de Rosania Morales Marrone, subsecretária de articulação regional da Secretaria de Educação do Estado.

Gomes afirmou que, em 20 anos, o sistema prisional aumentou quatro vezes, passando de 55 mil para 211 mil presos: “E neste período não houve um crescimento correspondente da Funap (que tem por missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos)”.

Segundo ele, o número de presos que estudam nas penitenciárias gira em torno de 13 mil a 14 mil: “Diante da manutenção desses números, fizemos uma parceria em que a Secretaria de Educação daria aulas para os presos, a Administração Penitenciária daria segurança para eles, e a Funap faria o controle desse complexo de alunos estudando”, explica Gomes.

Com a parceria feita, os envolvidos perceberam que faltava um elemento: a adaptação dos professores da secretaria de educação no sistema prisional, “e para isso estabelecemos a parceria, muito feliz, com a UFSCar”, afirmou o secretário.

Hoje, a programação do evento conta com apresentações de peças teatrais. Mulheres e homens do Centro de Ressocialização de Araraquara apresentam, respectivamente, “O despertar das letras” e “Os pilares da ressocialização”.

A programação completa do evento está disponível no site da UFSCar, em www.ufscar.br.

 

Avaliação

Durante a sua fala na abertura do evento, aos educadores presentes, o Secretário de Administração Penitenciária do Estado, Lourival Gomes, fez a seguinte avaliação: “Cada um que está preso conosco tem no mínimo 18 anos. A educação dos pais falhou. Pior: falhou a da escola, falhou da igreja, falhou de todo mundo. E ele vai para o sistema prisional, e o sistema não opera milagres. As pessoas se transformam aos poucos. E, sobretudo, com aquilo que aprendem. Cada um dos senhores, das senhoras, tem uma responsabilidade ímpar, não como professores, mas como cidadãos e como seres humanos”.  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x