Educação

UFSCar se destaca com 32 cursos nota máxima no Guia do Estadão

Instituição figura entre as cinco universidades com mais cursos de excelência no País/CCS

A UFSCar consolidou, mais uma vez, sua posição entre as instituições de Ensino Superior mais qualificadas do Brasil. Na edição 2025 do Guia da Faculdade do Estadão, 32 cursos de graduação da Universidade receberam a nota máxima, um resultado que coloca a Instituição no seleto grupo das cinco universidades brasileiras com maior número de graduações avaliadas com cinco estrelas. O reconhecimento ganha ainda mais relevância quando se considera o universo da avaliação: dos 22 mil cursos analisados em todo o País, apenas 993 alcançaram a nota máxima, e metade dos cursos da UFSCar avaliados integra esse grupo de excelência. Além disso, 85% de todas as graduações cinco estrelas no Brasil são oferecidas por instituições públicas, o que reforça o papel estratégico da universidade pública na formação superior nacional.
Os cursos da UFSCar com cinco estrelas abrangem todas as áreas do conhecimento, incluindo Administração, Biblioteconomia e Ciência da Informação, diversas Engenharias, Enfermagem, Gerontologia, Música, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Física e Química, entre outros. Confira aqui a lista completa. Para o Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, Douglas Verrangia, o resultado é um reflexo direto do compromisso institucional com uma formação que combina excelência acadêmica, compromisso social e valorização da diversidade. Ele também destaca que a integração entre ensino, pesquisa e extensão é uma marca da universidade pública e que, na UFSCar, essa indissociabilidade se traduz em projetos pedagógicos constantemente atualizados, forte rigor científico e conexão real com as demandas da sociedade.
Verrangia aponta ainda que a reformulação curricular em andamento – que estabelece a obrigatoriedade de que ao menos 10% da carga horária dos cursos seja dedicada a programas e projetos de extensão – reforça a formação de profissionais sensíveis aos desafios sociais e preparados para atuar como agentes de transformação. Para ele, a valorização da diversidade e a inclusão de temas como relações étnico-raciais e Libras são dimensões fundamentais da formação e expressam o compromisso da UFSCar com a construção de uma sociedade mais justa e plural.
O desempenho no Guia do Estadão é também resultado da qualidade e do amadurecimento dos projetos pedagógicos dos cursos. No Campus Sorocaba, o curso de Administração, que recebeu cinco estrelas, exemplifica esse processo. Criado em 2009 e já reformulado três vezes, o curso alia bases sólidas em áreas clássicas da gestão ao desenvolvimento de competências analíticas e ao uso de tecnologias aplicadas. Segundo o Coordenador do curso, Flavio Leonel Carvalho, a inserção de temas como ESG (Environment, Social & Governance – práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência), Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e diversidade amplia a compreensão dos estudantes sobre o papel das organizações em contextos contemporâneos, enquanto a forte presença da extensão fortalece a relação com a Região Metropolitana de Sorocaba e amplia as possibilidades de inserção profissional.
Carvalho destaca que a formação privilegia uma visão crítica e integrada das organizações, combinando domínio técnico, habilidades socioemocionais e preparação para ambientes orientados por dados.
Em Araras, o curso de Licenciatura em Física também recebeu avaliação máxima e se destaca por sua proposta inovadora, que articula Física, Química e Biologia em uma formação interdisciplinar marcada por forte enfoque ambiental. Para o Coordenador Estéfano Vizconde Veraszto, a formação do futuro professor integra rigor conceitual e experimental a uma perspectiva cidadã, ética e humanística, em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Ele ressalta que temáticas como educação ambiental, direitos humanos e relações étnico-raciais permeiam toda a formação, e que a integração entre teoria e prática – com estágios, práticas curriculares e projetos desde os primeiros semestres – prepara educadores capazes de atuar com reflexão crítica, responsabilidade social e compromisso com a inclusão e a qualidade da Educação Básica.
Outro curso avaliado com nota máxima foi a Licenciatura em Música, do Campus São Carlos, cuja história remonta a projetos de extensão existentes desde 1989. A Coordenadora, Maria Carolina Leme Joly, explica que essa origem confere ao curso um caráter comunitário e uma forte conexão com práticas musicais coletivas. A ênfase na música brasileira é um de seus diferenciais, assim como a intensa articulação com escolas da Educação Básica por meio de iniciativas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A formação prepara professores aptos a atuar desde a musicalização para bebês até o Ensino Fundamental e Médio, além de oferecer aprofundamento instrumental que possibilita atuação em contextos diversos da educação musical.
De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, o conjunto dos resultados reforça a maturidade dos cursos de graduação da Universidade e evidencia uma formação que vai além da técnica, ao integrar rigor acadêmico, responsabilidade social, diversidade e compromisso com o desenvolvimento humano. Ao figurar entre as instituições com maior número de cursos nota máxima no país, a UFSCar reafirma sua relevância na formação de profissionais qualificados, críticos e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos.

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