1 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unidade Saúde-Escola produz e distribui gratuitamente equipamentos

Unidade Saúde-Escola produz e distribui gratuitamente equipamentos

08/06/2017 10h28 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Unidade Saúde-Escola produz e distribui gratuitamente equipamentos

O Projeto de Intervenção Precoce, realizado na Unidade Saúde-Escola da Universidade Federal de São Carlos (USE-UFSCar), iniciou na última segunda-feira, dia 5 de junho, a entrega de nove parapodiuns que serão utilizados por crianças atendidas na Unidade. Os equipamentos foram produzidos por seis estudantes da Universidade que integram o projeto e estão sendo entregues para as mães das crianças. 

O parapodium é um equipamento de tecnologia assistiva utilizado para auxiliar a criança na manutenção da postura em pé, assegurando que a posição seja mantida de forma simétrica para garantir a integridade dos tecidos. O uso do equipamento é indicado a crianças com patologias de caráter neurológico, para as quais a manutenção da postura em pé é importante em vários aspectos e oferece inúmeros benefícios: proporciona uma imagem corporal mais adequada; auxilia os sistemas circulatório, respiratório e digestivo; contribui com o desenvolvimento neuropsicomotor e para a formação óssea; estimula a captação de cálcio pelo tecido ósseo; além da inclusão social.

A ideia de confeccionar e doar os parapodiuns surgiu no curso de aperfeiçoamento em Intervenção Precoce, oferecido no âmbito do Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (Nenem) da UFSCar, coordenado pela docente Eloisa Tudella, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade. Desde 2013,  a disciplina “Mobiliário de Baixo Custo” foi implementada no curso, sob  supervisão da professora Andrea Baraldi Cunha, e compartilha técnicas de confecção de parapodiuns e outros equipamentos da mesma natureza. Atualmente, as aulas são ministradas pela professora Raquel Frias Botelho que, a cada semestre, promove discussões de casos em conjunto com os alunos para selecionarem os pacientes que necessitam dos parapodiuns. Desde 2013, já foram entregues cerca de 40 equipamentos. 

O material para a confecção dos parapodiuns – papelão, cola, tinta e verniz – foi obtido por meio de doações de colaboradores, estudantes e supervisores do curso. No mercado, um equipamento desse tipo tem preço médio de R$ 700. De acordo com Ana Luiza Righetto Greco, fisioterapeuta e uma das supervisoras do Projeto de Intervenção Precoce da UFSCar, o custo do parapodium confeccionado pelos alunos gira em torno de R$ 30 e as famílias recebem o equipamento gratuitamente.  

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x