20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UPA do Cidade Aracy será reinaugurada hoje

UPA do Cidade Aracy será reinaugurada hoje

Prédio passou por ampla reforma e passará a contar com atendimento pediátrico 24 h

18/02/2024 05h15 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
UPA do Cidade Aracy será reinaugurada hoje

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega neste domingo (18/02), às 9h, aos moradores da região sul da cidade, a reforma completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cidade Aracy. A reforma e adequação da UPA Cidade Aracy começou após a homologação do Convite de Preços nº 22/2022, no valor de R$ 258.388,36 para a primeira etapa. Outros R$ 276.012,42 foram necessários para realização da segunda etapa da reforma.

A Secretária de Saúde, Jôra Porfírio, pontuou as melhorias que foram realizadas com as obras. “Foram realizadas a impermeabilização, adequação hidráulica, reforma dos revestimentos, da cobertura e da instalação elétrica, além da pintura interna e externa do prédio. Também foram adquiridos novos móveis, computadores, novas camas hospitalares e prontuário eletrônico, proporcionando mais conforto aos usuários e servidores”.

Outro ponto destacado por Jôra é a repaginação do projeto da UPA, com a presença de pediatra 24 h. “A partir dessa inauguração, teremos recepção climatizada, área kids e contaremos com atendimento pediátrico 24 h, visto que nesta unidade o maior número de atendimentos são de crianças. Isso vai melhorar muito a fluidez dos atendimentos”.

Em 2022 recebeu uma nova higienização no telhado, no forro e nos vidros. Porém em maio do ano passado a atual administração transferiu os atendimentos de urgência e emergência para o Centro da Juventude (CJ) “Lauriberto José Reyes”, iniciando as obras para recuperar totalmente a unidade.

A Secretária-Adjunta de Saúde, Luciana Caldeira, destacou que desde a inauguração, em 2016, a UPA não passava por uma reforma tão ampla. “A UPA se encontrava insalubre e sem a mínima condição de trabalho e atendimento à população. Vale ressaltar que a Cidade Aracy é o bairro mais populoso de nossa cidade, e a missão dada a nós, da Secretaria de Saúde, pelo prefeito Airton era de dar atendimento digno e humanizado nesta nova UPA do Aracy”.

O vereador Lucão Fernandes (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, disse que a Comissão viu a reforma com muito bons olhos. “Agradeço ao prefeito Airton Garcia, vice-prefeito Edson Ferraz e ao Secretário de Governo, Netto Donato por entenderem a necessidade da reforma, não só da UPA, como dos demais aparelhos de saúde. Parabenizo a Secretaria de Saúde, nas pessoas da Secretária Jôra e da Secretária-Adjunta Luciana Caldeira pelo empenho na realização das obras. A população terá um espaço novo e aconchegante para receber o atendimento, assim como os funcionários também terão mais dignidade para desenvolver seu trabalho”.

Daniele Robles, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar (DGCH), afirmou que passam pela UPA do Aracy cerca de 6 mil usuários SUS por mês. “Em média são 200 atendimentos por dia e para isso vamos ter durante o plantão diurno 4 médicos, sendo 3 clínicos e 1 pediatra. No período noturno serão 3 médicos, 2 clínicos e 1 pediatra. Cada enfermeiro vai receber um novo kit com aparelho de pressão, termômetro e oxímetro”.

A UPA Cidade Aracy também possui aparelho de raio-X e oferece exames laboratoriais. A unidade está localizada na rua Reinaldo Pizzani, nº 357.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x