18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP inaugura em março Centro de Convenções

USP inaugura em março Centro de Convenções

11/12/2013 23h12 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
USP inaugura em março Centro de Convenções

Com o cronograma atrasado pelo menos quatro meses, a Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, prevê a entrega do Centro de Convenções avaliado em R$ 11 milhões em março de 2014. A capacidade do centro é para 1000 pessoas.

 

O projeto lançado em 2010 pelo reitor da USP, João Grandino Rodas previa a entrega em dezembro desse ano. Contudo, o presidente do Conselho Gestor do Campus, José Carlos Maldonado afirmou que o atraso nas obras “se deve principalmente por falha na execução do cronograma, o que não é um problema só nosso, é atualmente um problema no país”.

Além deste Centro também foi anunciada construção de Museu de Ciência, Tecnologia e Arte que pretende promover exposição dos acervos da USP e outras ações itinerantes.

Os dois projetos pretendem fortalecer a política de cultura e extensão da USP, na tentativa de promover a integração da universidade com a comunidade.

Para isso, foi constituído, este ano, o grupo que prevê coordenar as atividades de cultura e extensão da universidade. Para Maldonado, uma articulação mais integrada traz um impacto maior para a comunidade são-carlense.

De acordo com Maldonado, o Centro de Convenções e museu têm função de ser mais um equipamento de infraestrutura para a cidade para o recebimento eventos de grande porte.

 

IMBRÓGLIO

Enquanto não está pronto, o conselho gestor está empenhado em resolver outros problemas estruturantes para a entrega do centro de convenções. A segurança e a administração do espaço ainda são os grandes gargalos. O presidente do conselho explica que “A área 2 do campus está em ocupação e a segurança é um de nossos grandes problemas, precisamos pensar no efetivo e como será feita a segurança por lá”

A administração do Centro ainda não foi definida, e poderá ser um híbrido entre a criação de um efetivo próprio com um serviço terceirizado. Outra questão que está sendo solucionada é a compra do mobiliário e os critérios para utilização do espaço, que não será de exclusividade, porém será prioridade da universidade. O agendamento de eventos já começou e para o segundo semestre já existem atividades programadas.

 

INOVAÇÃO

NOVO MUSEU DA USP

O Museu de Ciência, Tecnologia e Arte tem como objetivo disponibilizar para a comunidade são-carlense e região o conhecimento artístico, científico e tecnológico gerados na USP. O espaço esta sendo planejado para comportar o acervo tecnológico e artístico da USP.

A obra ainda não tem cronograma definido, mas sabe-se que será construído em frente ao Centro de Convenções na área 2 do campus. O museu deverá receber acervos de outros campi e também de outras instituições.

De acordo com o presidente do Conselho Gestor USP de São Carlos, José Carlos Maldonado a universidade tem um acervo muito rico e em muitos aspectos único no mundo.

Ele salientou que a exposição “Cabeça dinossauros” que ficou sediada no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação por quase 2 meses, foi um piloto para entender como seria a dinâmica de visitação. “Foram aproximadamente 15 mil visitantes e uma média de 5 escolas por dia visitaram a exposição”, disse.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x