4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP oferece vagas para pessoas com mais de 60 anos

USP oferece vagas para pessoas com mais de 60 anos

09/02/2013 12h38 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
USP oferece vagas para pessoas com mais de 60 anos

Formado por três categorias de curso (disciplinas regulares, atividades complementares didático-culturais e físico-esportivas), o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da Universidade de São Paulo oferece vagas para 30 cursos no campus de São Carlos, dentre eles, de inglês e fotografia.  

 

Implantada na cidade em 1998, a iniciativa tem sido bem recebida: “A procura é muito grande. Se tivesse mais cursos e mais vagas seriam preenchidos”, diz Ciro Julio Cellurale, chefe da Seção de Atividades Culturais da USP São Carlos. “É a universidade trabalhando junto à comunidade. Como as pessoas sabem, elas procuram. Chega final de ano e elas já começam a ligar para obter informações”, diz Ângela Cristina Pregnolato Giampedro, professora de inglês no Programa.

Dona Enida Risso Correia, de 71 anos, elogia a iniciativa: “Acho excelente. Já participei por 4 anos do curso de inglês e também fiz curso de italiano. Somos muito bem assessorados”.    

Segundo Ângela, o curso mais antigo é o de inglês, que começou em 1998: “E é um curso que tem se tornado uma referência aqui em São Carlos; as pessoas sabem que existe, e todo ano elas procuram. Nós abrimos 25 vagas por turma, e eles ficam 2 anos comigo. A idade mínima é 60 anos e procuramos passar os rudimentos da língua inglesa, voltado para fala, trabalhamos muito com situações concretas, trabalhamos com pequenos grupos. O pré-requisito é  a idade, então a pessoa não precisa ter conhecimentos prévios”.

Segundo a professora algumas pessoas procuram o curso pois têm família no exterior: “Então elas viajam com certa freqüência, entram em contato com a língua. Eles também estão mais tranqüilos, pois os filhos já casaram, então conseguem administrar o tempo”, diz.  

Mas os cursos têm pré-requisitos e duração diferentes: “Além do curso de inglês teremos curso de fotografia, chamado Linguagem e Comunicação na Terceira Idade, que vai de 12 de março a 14 de maio, três meses portanto de duração. No final do curso os alunos fazem uma exposição. Desde que existam vagas, a pessoa pode fazer mais de um curso”, explica Cellurale.

 

SOBRE O PROGRAMA – Criado há 20 anos e oferecido em todos os campi da USP, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade tem como objetivo possibilitar ao idoso o aprofundamento nos conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.

Para saber mais, acesse o http://www.prceu.usp.br/portal.php/terceira-idade/

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x