23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP realiza exposição científica no Shopping

USP realiza exposição científica no Shopping

24/10/2012 11h31 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
USP realiza exposição científica no Shopping

Com um histórico de 15 anos, a edição deste ano da exposição científica Semóptica ocorrerá nos próximos dias 26 e 27, no Shopping Iguatemi São Carlos. O tema deste ano, Ciência e Sociedade, foi escolhido “porque o papel da universidade é essencial na geração de tecnologia e inovações que supram as reais necessidades da sociedade”, explica o coordenador geral da exposição, professor Vanderlei Salvador Bagnato.

Com o objetivo de mostrar aos visitantes realizações do Grupo de Óptica da USP e de vários outros departamentos parceiros da USP e da UFScar, a Semóptica 2012 apresentará “o carro autônomo SENA, que se move por meio de sensores ambientais (sensores acoplados ao carro que fazem uma varredura no ambiente e param antes de uma colisão); equipamentos diversos para diagnóstico e tratamento de câncer e de micoses; esteira anti-celulite; relógio atômico; inovações na área de genética e de ciências biomoleculares, inovações em robótica, trenzinho elétrico e as atividades interativas do Centro de Biologia Molecular Estrutural, do projeto A USP vai a sua Escola e do Ludo Educativo da UFSCar. Além disso, empresas parceiras estarão apresentando novidades inovadoras em diversas áreas de aplicação”, explica Wilma Barrionuevo, coordenadora de Difusão Científica.

“É muito importante que os governantes unam esforços para solucionar os problemas e demandas da população”, diz Bagnato, que completa: “Por outro lado, é necessário que os cientistas, professores, pesquisadores e empresários também estejam conscientes de como é importante a tarefa de converter conhecimento em bens para uma sociedade”.

Com uma estimativa de público de 5 mil pessoas, a Semóptica  é organizada pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) e pelo Instituto Nacional de Óptica e Fôtonica (INOF), alocadas no Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, na USP.

Mais informações pelo telefone (16) 3373-9810, ramal 211.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x