28 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vacinação contra HPV começa em Ibaté

Vacinação contra HPV começa em Ibaté

03/09/2014 11h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Vacinação contra HPV começa em Ibaté

A aplicação da segunda dose da vacina contra HPV começa nesta quarta-feira, 3, em todas as Unidades de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde do município de Ibaté. 

Esta etapa é destinada para meninas de 11 a 13 anos, que já receberam a primeira dose da vacina até março deste ano e para adolescentes que completaram 11 anos após a campanha.

As adolescentes devem apresentar o cartão de vacina ou documento de identificação para ter acesso às três doses que completam o processo. A terceira fase da vacina deve acontecer cinco anos após a primeira dose. 

De acordo com dados fornecidos pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica Francisca E. R. de França, na primeira etapa o município de Ibaté vacinou 694 adolescentes entre 11 e 13 anos, o que corresponde a 92,41% ultrapassando a meta proposta pelo Ministério da Saúde que é de 80%. Esse sucesso se deu graças aos esforços e empenho das equipes de saúde, e o apoio das escolas e professores e pais sobre a sensibilização da importância da vacina. 

A prefeita Lucieni Spilla, satisfeita com os resultados da primeira etapa, diz ter boas expectativas para esta nova fase da campanha.

“Esperamos contar com o mesmo esforço para o sucesso da segunda etapa ser compatível ao da primeira”, declarou. 

A vacina oferece proteção contra quatro subtipos do vírus causador do HPV (6, 11, 16 e 18). Desses, os 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Já os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria em verrugas genitais.

HPV

É uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), em que o vírus pode permanecer no organismo durante anos sem manifestar sintomas. Contagioso, o Papilomavírus Humano (HPV) pode ser transmitido por meio do contato com a pele ou mucosa infectada. O vírus pode causar câncer, principalmente no colo do útero e ânus. Por isso, a recomendação é a vacinação contra o vírus, o exame Papanicolau periodicamente e o uso constante do preservativo.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x