USP lança veículo aéreo para monitorar trânsito e enchentes
O professor Jó Ueyama, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um sistema capaz de trocar informações que auxiliem no controle de tráfego de veículos nas cidades e apontem situações que podem trazer transtornos à população, como casos de enchentes.
O sistema operacional utiliza veículos aéreos, uma espécie de pequeno helicóptero, conhecido como micróptero. Com 2,2 quilos de peso, diâmetro de um metro e autonomia de voo de 35 minutos, o micróptero é equipado com GPS, sensores e câmeras de alta resolução, que captam as informações e enviam para uma central de informação e, também, veículos equipados com tecnologia de redes sem fio wi-fi, 3G ou 4G.
“Trabalhamos no projeto há 1 ano e meio e os primeiros testes começaram na pulverização de lavouras, que hoje é feita por veículos aéreos não tripulados, os Vants. O problema que nós detectamos é que a pulverização ocorre sem um controle, se vai atingir florestas e rios. Esse sistema permite a coleta de informações, evitando esses transtornos. Esse foi o início das nossas pesquisas”, explica o professor Jó.
De acordo com o professor do ICMC, a pesquisa convergiu para a utilização da tecnologia na transmissão de dados para automóveis, que hoje têm os dispositivos de informação, antes disponibilizadas exclusivamente em redes de telefonia móvel. O professor da USP afirma que é possível ter uma rede de veículos interligada a essas informações e compara com uma rede de telefonia celular. “O micróptero é uma ‘mula de dados’ é o elo de transmissão das informações sobre o que ocorre no trânsito, transmitindo aos veículos, que podem optar por rotas alternativas, em caso de acidentes, evitando os congestionamentos”, exemplifica o professor.
ENCHENTES
Jó explica que existem sensores instalados no córrego Monjolinho e em dois pontos da Avenida Trabalhador São-carlense – região do kartódromo e campus da USP e shopping que monitoram o fluxo e a pressão da água, antecipando as informações sobre enchentes.
Com o auxílio do micróptero, segundo ele, o sistema capta e dissemina as informações para os veículos, apontando as rotas que o motorista deve tomar para evitar situações de perigo. “Estamos desenvolvendo o conceito de cidades inteligentes, que são locais em que existem computadores espalhados, de forma invisível, que aponta ao motorista inúmeras informações, desde a situação do trânsito da cidade, até a identificação dos locais para estacionamento”, explica.
O micróptero, segundo o professor Jó, pode ser um instrumento de auxílio à polícia em investigações criminais. O equipamento é silencioso e pode voar a uma altura de 150 metros.
O micróptero, que foi desenvolvido em parceria como pesquisadores do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de estudantes de iniciação científica e pesquisadores do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), conta com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).