Vereador Gobbi conhece projeto de tarifa zero em Macatuba
Embora parlamentar apresente ideia avançada, prefeita Dona Graça ignora reivindicação de vereadores da oposição
![Vereador Gobbi conhece projeto de tarifa zero em Macatuba](https://jornalpp.com.br/wp-content/uploads/2023/11/itirapina-vereador-gobbi-conhece-projeto-de-tarifa-zero-em-macatuba-e1700682889683.jpeg)
Na tarde do último dia 14 de novembro, o vereador Gabriel Ferreira Gobbi (PSDB) esteve na cidade de Macatuba – SP, em uma visita oficial ao prefeito, Anderson Ferreira. O parlamentar itirapinense foi recebido pelo prefeito e pelo vereador Amadeu Raimundo (Patriota), que também é servidor da Prefeitura Municipal e atua como motorista no transporte coletivo Urbano de Macatuba.
O motivo da visita foi o interesse de Gobbi em conhecer de perto o projeto de Transporte Circular Urbano inteiramente gratuito que está em pleno funcionamento em Macatuba. Esse projeto de “tarifa zero” tem como objetivo proporcionar aos residentes do município o acesso facilitado a diferentes regiões da cidade, sem qualquer custo para os usuários. O encontro entre os políticos de Itirapina e Macatuba foi marcado por troca de experiências e informações sobre a implementação e operação do projeto de transporte gratuito.
Para Gabriel Gobbi, a visita foi uma oportunidade valiosa para entender os caminhos e as possibilidades de trazer um projeto semelhante para Itirapina. O vereador afirmou que a implementação do transporte coletivo gratuito é um dos objetivos prioritários de seu mandato, visando proporcionar mais acessibilidade e mobilidade à população itirapinense.
“Estou muito impressionado com o que vi em Macatuba. O transporte gratuito é uma iniciativa de impacto positivo à vida das pessoas, facilitando o deslocamento e promovendo a inclusão social. Pretendo levar essas experiências para as discussões no Poder Executivo de Itirapina e buscar formas de viabilizar um projeto semelhante em nossa cidade”, afirmou o vereador.
O prefeito Anderson Ferreira de Macatuba elogiou a iniciativa de Gobbi em buscar soluções inovadoras para Itirapina e destacou a importância da troca de experiências entre municípios. “Estamos à disposição para colaborar e compartilhar o que aprendemos aqui em Macatuba”, salientou o prefeito.
MUNICÍPIO SEM TRANSPORTE COLETIVO
Embora o vereador Gobbi reivindique o transporte coletivo com tarifa zero, Itirapina sequer possui o sistema. Apresentada em 2021 pelos vereadores Pezão Rizzo e Ricardo Bodinho, ambos da bancada do MDB, a Indicação 56 foi, durante estes dois anos, ignorada pela prefeita de Itirapina, Dona Graça Zucchi Moraes (PSDB). No documento, os parlamentares emedebistas sugerem à chefe do Poder Executivo a implantação, no município, do sistema de transporte coletivo. Segundo eles, a Lei Municipal 2.973 de 01 de julho de 2020 autoriza o município a gerir o sistema de transporte coletivo.
Pezão e Bodinho justificam sua reivindicação alegando à prefeita que após a implantação da Honda do Brasil em Itirapina, onde fixou sua fábrica de automóveis o município está vivendo uma fase de intenso crescimento.
Assim, Pezão e Bodinho pregam que para garantir mais conforto, segurança, mais rapidez e economia para os itirapinenses, seria viável a implantação do sistema, principalmente para facilitar o descolamento dos moradores de bairros rurais e mais distantes, como Broa, Ubá e Planalto Serra Verde. Outro argumento bastante válido dos vereadores remete à possível redução da circulação de automóveis pelo município, reduzindo o risco de acidentes e a poluição do ar.
DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS PEQUENOS
Especialistas da empresa de tecnologia e monitoramento Tecbus, em estudo publicado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), observaram que os municípios de pequeno porte sofrem com problemas de mobilidade devido à concentração da matriz de transporte no modo motorizado individual e à saturação da infraestrutura existente, pois contam com menos alternativas de modais de deslocamento.
Algumas cidades, inclusive, não contam com nenhum tipo serviço coletivo, exceto o escolar, então deslocamentos individuais a pé, de bicicleta ou com motocicletas e veículos particulares se tornam as únicas possibilidades. Em municípios pequenos do Brasil, proliferam transportes clandestinos sem planejamento e fiscalização, com serviços de mototáxi, van e caminhões adaptados que acabam suprindo a necessidade da população para se locomover.
O QUE COMPETE AOS MUNICÍPIOS
Os municípios têm o importante papel de planejar e executar a política de mobilidade urbana e organizar e prestar os serviços de transporte público coletivo. Enquanto a Constituição Federal determina que os municípios devam organizar e prestar os serviços públicos de transporte coletivo, a Lei da Mobilidade amplia e especifica tais previsões, ao atribuir aos municípios o dever de gerir a política de mobilidade urbana e de regulamentar os serviços de transporte urbano.