15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vereadores jovens são diplomados e empossados em Itirapina

Vereadores jovens são diplomados e empossados em Itirapina

26/04/2017 10h22 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Vereadores jovens são diplomados e empossados em Itirapina

Onze adolescentes de escolas públicas de Itirapina foram diplomados e empossados para a sétima edição da Câmara Jovem, durante sessão solene realizada na noite da última segunda-feira (24), e terão a oportunidade de serem vereadores mirins e representar a população.  

Na ocasião, os jovens foram até o plenário da Câmara Municipal onde receberam os diplomas. Agora os vereadores mirins apresentarão projetos, requerimentos, indicações e outros trabalhos desenvolvidos por eles durante o mandato. 

Com cunho educativo, o plano acaba atraindo o jovem aluno para a política e ao longo dos últimos o nível dos projetos dos adolescentes que participam melhorou muito. 

Os jovens agora poderão vivenciar a experiência de ser vereadores e ter a oportunidade de colocar na prática aquilo que muitas vezes não conhecem de perto. 

O projeto de resolução, de autoria do ex-vereador Marcelo Mesquita (PTB), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, visando a preparação do jovem para a vida política e pública e também mira a elaboração de projetos e a desenvoltura do jovem diante do público. 

A Câmara Jovem é formada por alunos de escolas municipais, por meio da apresentação de uma redação. Os estudantes elaboram os projetos e uma comissão de vereadores da Câmara Municipal analisa essas ideias e escolhem os onze melhores, quais são empossados e ganham o título de vereadores jovens. 

Os vereadores jovens podem usar a tribuna da mesma maneira que os vereadores eleitos pela população. Durante a sessão, o projeto é apresentado, discutido e votado, em seguida, os mesmos são preparados para serem entregues ao Poder Executivo. 

Os adolescentes ganham ainda um glossário com termos utilizados no cotidiano do Legislativo. 

Fábio Belarmino da Silva (PR), o Fábio Piloto, foi eleito o presidente da Câmara mais jovem de Itirapina e acredita que é importante este trabalho com os adolescentes, principalmente a integração entre os estudantes e o Poder Legislativo. “Agradeço ao ex-vereador Marcelo Mesquita (PTB) que teve a ideia de implantar este programa em Itirapina em 2007 e ao ex-vereador Félix Henrique de Oliveira (PR) que foi o responsável por colocá-lo em prática em 2009. Infelizmente, não só em Itirapina, mas em várias cidades do país, o desinteresse pela política é grande. Nesse sentido, a Câmara Jovem estimula os estudantes a se interessarem pelos aspectos políticos da sua própria cidade”, observou. 

Desde a sua criação em 2007, mais de 60 jovens, entre 13 e 17 anos, participaram das atividades. A cada edição, várias proposições, que podem ser: projeto de lei, projeto de resolução, requerimento, indicação ou moção, foram apresentadas e aprovadas pelos estudantes.

Segundo levantamento feito na Câmara de Itirapina, dois projetos foram escolhidos por vereadores em exercício e se tornaram leis municipais em Itirapina.  A lei nº 2.639 de 29 de agosto de 2013 é de autoria do ex-vereador Félix e foi sugerida pelo vereador jovem Fabrício Henrique de Oliveira. O município também conta com a lei nº2. 733 de 28 de maio de 2015 do vereador Valdeck da Silva Ribeiro (PTB) que foi recomendada pela vereadora jovem Giulia Zenita Cavaleiro Vieira.

 

Presidente da Câmara garante novidades para a Câmara Jovem

 

A partir deste ano, Fábio Piloto quer valorizar ainda mais este Projeto e ampliar suas atividades. “Quero mudar o horário da sessão solene da Câmara Jovem para que outros estudantes possam participar. Também quero agendar um horário para que os vereadores jovens participem de uma audiência com o prefeito de Itirapina e quero organizar uma viagem até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)”, contou o presidente da Câmara.

Outra intenção do presidente da Câmara é estimular os jovens vereadores a realizarem duas sessões ordinárias, uma a cada semestre e assim apresentarem mais projetos. “Se fizerem duas sessões os jovens vereadores terão mais conhecimento e ampliarão seus conhecimentos em relação aos trabalhos realizados e efetuados por um vereador. Quem sabe assim, alguns possam sair desse projeto e tomar gosto pelo cenário politico e desde cedo engajar-se na politica local. Precisamos sempre estimular os jovens a participarem da vida política para que possam exercer na prática a cidadania”, destacou Fábio. 

 

Projeto 

 

A Câmara Jovem foi criada através da Resolução n° 001, de 29 de maio de 2007 e tem natureza pedagógica e o objetivo é de estimular a participação política dos jovens; demonstrar a importância do processo legislativo para a sociedade; dar oportunidade aos vereadores jovens de vivenciar, na prática, as atividades exercidas pelos representantes do Poder Legislativo, assim como demonstrar a importância e a responsabilidade que um cargo eletivo impõe ao seu ocupante. A Câmara Jovem é constituída pelos alunos do ensino fundamental e médio, da Escola Estadual “Prof° Joaquim de Toledo Camargo e Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª Marilei Schmidt de Oliveira”, com idade entre 13 e 17 anos, e com número igual ao de vereadores desta legislatura.

 

Adolescentes que participaram da Câmara Jovem

 

Everton Aparecido da Silva 

Maria Carolina C. Pereira

Taiane Verônica da Silva

Erick Aparecido dos Santos Pereira

Herison Henrique da Mata

Lívia Beatriz Bueno

Beatriz Godoy Sabino

Wellington Henrique de Oliveira

Ana Karolina Gonçalves 

Emilly Regina Ramos

Dauson Luiz da Silva Muller

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x