20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Via-Sacra, ou ‘Via Crucis’

Via-Sacra, ou ‘Via Crucis’

“Nós te adoramos, ó Cristo, e te bendizemos
porque com a Tua santa Cruz redimiste o mundo”!

25/02/2024 08h27 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Via-Sacra, ou ‘Via Crucis’

Através da Via-Sacra percorremos o caminho que Nosso Senhor percorreu com a Cruz às costas, desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário.

Dentre tantas devoções surgidas na Idade Média, o verdadeiro exercício de piedade com que os fiéis veneram a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, poucos são tão amados como a Via-Sacra, que percorre o último trajeto da caminhada percorrida por Jesus durante a sua vida terrena.

Segundo a tradição, ninguém menos que a Virgem Maria teria dado início a este santo exercício: após a morte de seu divino Filho, seja sozinha, seja em companhia das santas mulheres, ela teria refeito constantemente a via crucis, isto é, o “caminho da Cruz”.

Mais tarde os fiéis da Palestina — e, no correr dos anos, numerosos peregrinos de todos os lugares do mundo — procuraram visitar aqueles santos lugares, cobertos pelo suor e pelo sangue de Jesus; e a Igreja, a fim de encorajar-lhes a piedade, abriu a esses peregrinos seus tesouros de bênçãos espirituais.

Com o passar do tempo, a Santa Sé autorizou que fossem erigidas, nas igrejas e nas capelas de todo o mundo, cruzes, pinturas ou baixos-relevos representando as tocantes cenas que se passaram na estrada verdadeira ao Calvário, em Jerusalém.

Os Pontífices Romanos, que entendiam toda a excelência e eficácia desta devoção, se dignaram também enriquecê-las de todas as indulgências que advinham de uma visita de verdade à Terra Santa.

Nos diz o Manual das Indulgências: “concede-se indulgência plenária ao fiel que fizer o exercício da via-sacra, piedosamente”.

Essa indulgência pode, ainda, ser lucrada todos os dias do ano e aplicar-se aos defuntos como sufrágio.

Em qualquer tempo, devemos meditar os sofrimentos de Nosso Senhor, e principalmente na Quaresma que é um tempo propício para isso, especialmente nas suas duas últimas semanas, tradicionalmente denominadas de “Tempo da Paixão”.

VIA-SACRA NA CAPELA SANTÍSSIMA TRINDADE

Durante toda a Quaresma, sempre as sextas-feiras às 19h30, na Capela Santíssima Trindade, também conhecida como Capela do Damha, acontece a Santa Missa e a Via – Sacra.

A celebração é presidida pelo Pároco da Matriz de São Cristóvão, localizada no bairro do Jockey Clube em São Carlos, Pe Kenny Erik, que também é responsável pela Capela localizada nos Residências Damha.

Padre Kenny convida todos os moradores dos Residenciais Damha, Condomínio Faixa Azul, Bosque São Carlos, Samambaia e Jockey Clube, e claro, todos os filhos de Deus, a virem rezar e meditar as “estações” que levaram Nosso Senhor á Cruz.

A Quaresma e seus pilares, oração, jejum e caridade nos aproxima do bom Deus e nos faz refletir e dar graças a Ele pela sua infinita bondade e misericórdia, de ter enviado Seu Filho muito amado para nós!

 

Deus abençoe você!

 

Missão Consagra-te

Gisele Botêga

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x