19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vigilância promove Dia D contra Raiva Animal

Vigilância promove Dia D contra Raiva Animal

Assim como os seres humanos, os cães e gatos também devem ter cuidados especiais de saúde

04/07/2023 07h59 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Vigilância promove Dia D contra Raiva Animal Divulgação

A Prefeitura Municipal de Itirapina, através de sua Vigilância em Saúde, promove, na próxima sexta-feira, dia 7 de julho, o Dia D de Vacinação contra a Raiva Animal, principalmente para gatos e cachorros, os chamados “pets” das 8h às 19h. A campanha especial de vacinação será realizada na Avenida Três, número 340, na região central de Itirapina. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (19) 3575-3931.

Por determinação do governo do Estado (Deliberação CIB nº 169), as vacinas antirrábicas deverão ser administradas em ponto fixo de vacinação, estando suspensa a vacinação em formato de campanha.

Mas isso não significa que os animais ficarão sem vacina, o que mudou é que a estratégia de vacinação para zona urbana é que seja realizada em ponto fixo da cidade.

“A imunização dos cães e gatos pode ser feita a partir dos 3 meses de idade, a vacina é importada e segura. Para que você consiga levar seu pet para vacinar, faremos horário estendido na vigilância até as 19:00 horas, na sexta-feira dia 07 de julho”, diz comunicado da Vigilância em Saúde.

Eles fazem alguns alertas e recomendações para os donos dos pets. “Lembre-se de cuidar da sua segurança e dos outros, os cães devem ser conduzidos por coleiras e guias e animais agressivos devem estar com focinheira. Os gatos devem ser levados em caixa de transporte. A contenção do animal é responsabilidade do tutor do animal, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose.Aproveita para passear com seu pet e dá uma paradinha na vigilância, estaremos te esperando”, conclui o texto do comunicado.

VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

Assim como os seres humanos, os cães e gatos também devem ter cuidados especiais de saúde. A vacinação é um cuidado essencial, pois por meio dela seu pet fica protegido de doenças infecciosas e contagiosas que podem até ser fatais.

As vacinas são fabricadas com vírus e/ou bactérias mortos ou inativados que não causam doenças, mas preparam o sistema imunológico do organismo a se defender. Com a vacinação, o sistema de defesa dos cães e gatos se torna habilitado a produzir anticorpos de maneira mais rápida e combater os vírus e/ou bactérias invasoras.

O sistema de defesa mantém por um tempo a habilidade de produzir rapidamente os anticorpos. Com o passar do tempo, esta habilidade vai se deteriorando havendo a necessidade da revacinação anual.

No mercado encontram-se vários tipos de vacinas para os pets. Dessas, duas são obrigatórias: as vacinas múltiplas e antirrábicas. As vacinas múltiplas protegem contra várias doenças como, por exemplo, a Parvovirose e a Cinomose nos cães e a Rinotraqueíte e Leucemia Viral nos gatos.

Para os cães existem ainda algumas vacinas facultativas que devem ser aplicadas de acordo com recomendação do médico-veterinário e o risco de exposição do animal a essas doenças. São elas: Leishmaniose, Giardíase e Tosse dos Canis.

A vacinação é medida indispensável para os filhotes. Logo ao nascerem, eles contam com os anticorpos maternos passados pela amamentação. Com o passar do tempo, os anticorpos começam a desaparecer e é chegada a hora da vacinação.

Deixar os filhotes sem as vacinas é muito perigoso, pois nesta fase o sistema de defesa ainda é muito frágil. Os veterinários são os profissionais aptos a recomendar e aplicar as vacinas necessárias em seu pet. Não deixe de consultá-lo. Vacinar seu pet é um ato de carinho com ele, com sua família e toda sociedade, pois as vacinas ajudam na manutenção da saúde e evitam a disseminação de doenças.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x