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Volks São Carlos ganha biblioteca com 2.500 títulos

23/07/2013 22h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Volks São Carlos ganha biblioteca com 2.500 títulos

Na manhã desta terça-feira, 23, a fábrica da Volkswagen de São Carlos ganhou uma biblioteca que oferecerá 2.500 títulos aos funcionários, colaboradores e seus familiares. As Bibliotecas Volkswagen são especialmente concebidas pela Fundação Volkswagen, em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL). Com essa inauguração, todas as unidades da Volks no Brasil passam a contar com esse incentivo direto à leitura. 

 

A inauguração da sala destinada a abrigar a Biblioteca Volkswagen contou com a presença do superintendente da Fundação Volkswagen, responsável pelo tema sustentabilidade na Volkswagen do Brasil e diretor de Assuntos Jurídicos da empresa, Dr. Eduardo Barros, da diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, do gerente executivo da unidade de São Carlos, Andreas Hemmann, do presidente do IBL, Wiliam Nacked, do diretor municipal de Cultura, Ney Vilela e de funcionários.

Segundo Barros, a biblioteca é um instrumento que traz sabedoria e oferecer essa oportunidade aos empregados da fábrica de São Carlos é uma grande felicidade para a Fundação Volkswagen. “Às vezes a dificuldade da leitura não está na vontade de ler, mas sim no acesso ao livro. Ao facilitarmos esse acesso, possibilitamos o desenvolvimento deste hábito tão saudável e importante para o engrandecimento das pessoas. Nós temos hoje quatro fábricas e nas quatro temos uma biblioteca. Temos esse prazer em proporcionar isso aos nossos funcionários”.

A diretora da Fundação, Conceição, conta que essa biblioteca é fruto do trabalho realizado desde 2008 em outras unidades. Para ela é de grande importância fazer para o público interno o que já é feito para o público externo. “Começamos em 2008 a conversa com o Brasil Leitor. A Fundação já trabalha em projetos de leitura para os municípios e entendíamos que, por ser uma fundação que faz esse trabalho para fora dos muros das fábricas, teríamos que ter algo para o nosso funcionário, já que temos uma comunidade de funcionários muito grande”, comenta.  

“Nós olhamos muito para os processos produtivos, já que somos uma empresa de produção de motores, no entanto, é importantíssimo olharmos também pelo lado cultural e de aprendizado. Dar essa oportunidade aos funcionários e permitir que familiares participem dessa leitura é extremamente importante”, observa Hemmann, gerente executivo da unidade de São Carlos.

 

O presidente do Instituto Brasil Leitor (IBL), Wiliam Nacked, também destacou a atuação da Volkswagen no incentivo à leitura. “A Volkswagen do Brasil é a empresa que mais investe em leitura no País, com uma biblioteca em cada um de suas fábricas e com mais de 20 mil empréstimos em quatro anos de atividades”, afirmou.

 

Fundação deve trazer outro projeto a São Carlos ainda neste ano

Durante a inauguração da Biblioteca Volkswagen em São Carlos, diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, adiantou que ainda neste ano a cidade receberá mais um projeto voltado ao aprendizado: o Aprender com a Pinacoteca.

Este é um projeto desenhado exclusivamente para o aprendizado na área de artes, como forma de ampliação do aprendizado e instrumento de inserção social.

“Vamos trazer ainda este ano o projeto Aprender com a Pinacoteca. Estamos com um excelente incentivo por parte da Coordenadoria Municipal de Cultura, já que este é um projeto voltado para artes, que trabalha em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, mas em museus municipais”, comentou.

Ela afirma que esse projeto deve trazer a capacitação e formação de professores para que eles multipliquem isso dentro das salas de aula. “Queremos envolver o aluno nas questões das artes”.

 

PROJETO – O Aprender com a Pinacoteca é um projeto que capacita os professores de artes para a compreensão dos potenciais educativos do museu. Ele prevê ampliar a percepção dos educadores nas associações entre educação formal e não formal e disseminar o prazer da visitação e frequência a instituições culturais, de forma a desenvolver a consciência crítica e a cidadania.

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