20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Cranberry

Cranberry

01/09/2014 14h48 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Cranberry

Semana retrasada falamos sobre algumas berries, frutinhas pequenas no tamanho, mas repletas de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-neurodegenerativas. 

A matéria deu bastante repercussão, e acabei recebendo alguns e-mails para falar mais detalhadamente sobre algumas delas. Principalmente sobre a cranberry, após mencionar na matéria anterior que ela ajuda no tratamento de infecção de urina. Portanto hoje ela ganha espaço total aqui na nossa página. 

 

Principais nutrientes do cranberry

O cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções do trato urinário. A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E, mas tais nutrientes se tornam pouco significativos dentro de uma dieta que respeite a recomendação diária de ingestão do alimento. O cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.

 

Benefícios do cranberry

O principal destaque do cranberry é a crescente evidência de sua eficácia na prevenção de infecções do trato urinário, como a cistite. A fruta também é utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção, assim como por pessoas que sofrem de incontinência urinária com o objetivo de desodorizar a urina.

A cranberry, também pode ser usada para aumentar o fluxo de urina, matar germes, acelerar a cicatrização da pele e baixar a febre. A ingestão da fruta ainda é comum entre portadores do diabetes tipo 2, da síndrome da fadiga crônica, do escorbuto, da pleurisia, de câncer e de doenças cardiovasculares pelo alto teor de antioxidantes nela presentes.

Estudos mostram ainda que a presença de proantocianidinas é capaz de impedir a fixação da bactéria Helicobacter pylori na mucosa estomacal, evitando, assim, gastrites e úlceras. 

 

Onde encontrar o cranberry

O suco de cranberry, variedade mais consumida da fruta, pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. 

 

Como consumir o cranberry

O cranberry pode ser consumido nos preparos de sucos, chás, geleias, instantâneos ou também por meio de cápsulas, que podem ser manipuladas pelo médico ou nutricionista. 

 

Contraindicações para o consumo de cranberry

O consumo de cranberry é seguro para a maior parte das pessoas, desde que a ingestão não ultrapasse a quantidade diária recomendada (480 ml). Para gestantes e mulheres no período de aleitamento só não é recomendada a ingestão de suplementos de cranberry, pois não se sabe se eles são seguros para este público. Portanto, como sempre digo, antes de introduzir qualquer alimento novo em sua alimentação, procure sempre um profissional qualificado.

 

Riscos do consumo de cranberry

O cranberry contém quantidades significativas de ácido salicílico, semelhante à aspirina, portanto deve ser evitado por pessoas alérgicas ao medicamento. Vale lembrar ainda que alguns sucos de cranberry têm açúcar de adição, não sendo recomendados por portadores do diabetes.

O suco de cranberry ainda é rico em oxalato, podendo aumentar os níveis dessa substância química na urina em até 43%. Como pedras no rim são formadas principalmente pela combinação de oxalato com cálcio, a ingestão máxima recomendada do suco para pessoas com histórico da doença deve ser estabelecida por um profissional de saúde.

 

Efeitos-colaterais do consumo de cranberry

 

Parte inferior do formulário

Beber muito suco pode causar dor de estômago e diarreia leve.             

 

Interações com o cranberry

O cranberry estende o tempo de permanência da varfarina, medicamento usado para retardar a coagulação do sangue, no organismo. Assim, o consumo por quem usa o fármaco pode aumentar o risco de hematomas e sangramento.

O cranberry diminui a velocidade com que o fígado metaboliza alguns medicamentos. Beber suco de cranberry durante um tratamento com medicação que é alterada pelo fígado, portanto, pode aumentar os efeitos esperados e os efeitos colaterais do remédio.

 

Quantidades recomendadas de cranberry

A quantidade dependerá do peso, estatura e gasto energético diário de cada um, portanto a avaliação de um profissional experiente é importantíssima para a indicação correta de consumo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x