28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > 19º ChorandoSemParar terá doze horas de música na Praça XV em São Carlos

19º ChorandoSemParar terá doze horas de música na Praça XV em São Carlos

No domingo (17), das 10h às 22h, serão 12 horas ininterruptas de apresentações musicais na Praça XV

13/12/2023 12h08 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
19º ChorandoSemParar terá doze horas de música na Praça XV em São Carlos

Começou nesta segunda-feira (11) o Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar, realizado em São Carlos pelo Projeto Contribuinte da Cultura e pelo Instituto Mário de Andrade (IMA) com apoio da Prefeitura Municipal. A abertura aconteceu no Teatro Municipal, com apresentação da violinista Wanessa Dourado, do clarinetista Pedro Alliprandini e do convidado homenageado Messias Britto, jovem instrumentista e cavaquinista baiano, destacado pela crítica especializada como um dos maiores talentos da música instrumental da atualidade.

Durante toda esta semana (12 a 15/12), acontecem atividades formativas e de arte-educação em escolas públicas da cidade e após três anos sendo realizadas virtualmente e em outros espaços, as apresentações no fim de semana voltam para o tradicional palco da Praça “Dr. Christiano Altenfelder Silva”, a Praça XV.  É na Praça XV que, durante todo o sábado (16), o público poderá acompanhar a passagem de som. Na sequência, cerca de 18h, acontece a apresentação, “Em Volta da Fogueira”, da violinista e rabequeira Wanessa Dourado, acompanhada pelos músicos Thadeu Romano, Douglas Alonso, Deni Mastrodomenico e Ingrid Cavalcanti.

No domingo (17), das 10h às 22h, serão 12 horas ininterruptas de apresentações musicais na Praça XV, formato que inspirou o nome do Festival, trazendo: Orquestra Experimental da UFSCar, Armandinho Macedo e convidados, Messias Britto e convidados, Big Band do Projeto Guri, Duo Grego, Everton Pera Quarteto, Brazulê, Alexandre Ribeiro, Roberta Valente, Cléber Silveira, Zé Barbeiro, Big Boom Orchestra, Fábio Peron Trio, Oito Baixos, Enrique Menezes, Henrique Araújo, Wanessa Dourado em Fios de Choro e Em volta da Fogueira, entre outros

Toda a programação do 19º ChorandoSemParar, preparada especialmente em comemoração ao centenário de nascimento de Waldir Azevedo (1923-1980),  é gratuita e pode  conferida no link https://sites.google.com/institutomariodeandrade.org.br/19chorandosemparar. O Festival faz, ainda, uma menção especial ao também centenário de Osmar Álvares de Macedo (1923-1997), que criou, com seu parceiro Dodô, o Trio Elétrico da Bahia e de uma nova sonoridade para a música brasileira.

WALDIR AZEVEDO – A 19ª edição do Festival ChorandoSemParar celebra o centenário de nascimento de um dos maiores instrumentistas da música brasileira, Waldir Azevedo, compositor e cavaquinista que com sua genialidade legou à música brasileira composições extraordinárias com registros instrumentais conhecidos mundialmente.

O instrumentista e compositor Waldir Azevedo nasceu no Rio de Janeiro, trabalhou como motorista, foi funcionário da Light, acompanhava artistas em shows que eram realizados nos cinemas da cidade e ainda batia ponto no Cassino de Copacabana, onde tocava violão-tenor.

Aos oito anos, Waldir, menino pobre, recebeu um presente que despertou seu gosto pela música: uma simples flautinha de folha de flandres. Aos 11 fez sucesso em sua primeira atuação, numa festa da Escola de Catecismo da Igreja de São José, no Engenho de Dentro Mais tarde começou a tocar banjo, com passagem pelo violão-tenor e em seguida, o cavaquinho, que, a partir dele, alcançou destaque no choro como instrumento de solo. Querido no Brasil e no exterior, Waldir Azevedo ganhou fama e fortuna na vida artística, no Brasil e no exterior. “Brasileirinho”, “Delicado” e “Pedacinhos do Céu” são algumas músicas que se tornaram clássicos mundiais.

SERVIÇO

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL 19º CHORANDOSEMPARAR EM SÃO CARLOS

Apresentações gratuitas na Praça “Dr. Christiano Altenfelder Silva”, Praça XV, em São Carlos

SÁBADO, DIA 16/12 – Manhã e tarde – Passagem de som aberta ao público na Praça XV, seguida da apresentação “Em Volta da Fogueira”, da violinista e rabequeira Wanessa Dourado, acompanhada pelos músicos Thadeu Romano, Douglas Alonso, Deni Mastrodomenico e Ingrid Cavalcanti

DOMINGO, DIA 17/12 – 10h às 22h – 12 horas de Apresentações Musicais na Praça XV, com Orquestra Experimental da UFSCar, Armandinho Macedo e convidados, Messias Britto e convidados, Big Band do Projeto Guri, Duo Grego, Everton Pera Quarteto, Brazulê, Alexandre Ribeiro, Roberta Valente, Cléber Silveira, Zé Barbeiro, Big Boom Orchestra, Fábio Peron Trio, Oito Baixos, Enrique Menezes, Henrique Araújo, Wanessa Dourado em Fios de Choro e Em volta da Fogueira, entre outros.

A programação completa pode ser conferida no link https://sites.google.com/institutomariodeandrade.org.br/19chorandosemparar

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x