19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Alunos assistem espetáculos na carreta do Teatro de Tábuas

Alunos assistem espetáculos na carreta do Teatro de Tábuas

04/09/2014 21h52 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Alunos assistem espetáculos na carreta do Teatro de Tábuas

Nesta quinta-feira, 4, o projeto cultural itinerante Teatro de Tábuas iniciou as apresentações de cinema e teatro para os alunos da rede Municipal de Ensino. Por meio da Secretaria de Educação, a cidade de São Carlos foi selecionada para receber o projeto intitulado Estradafora do Circuito Cultural BB Mapfre Seguros. A realização do evento também contou com auxílio da Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O objetivo da atividade é democratizar o acesso à cultura e à arte, promovendo apresentações teatrais, exibições de filmes, palestras e oficinas em diversas cidades.

De acordo com a produtora do Teatro de Tábuas, Juliana Mara, a programação conta com a exibição de cinema dos desenhos “Aviões” e “O Cavaleiro Solitário” e a peça teatral “A Flor”.

Para a produtora, o grande destaque desse projeto é o fato de tudo acontecer dentro de uma carreta que se transforma em palco e possui telão para exibir filmes em alta definição. “O diferencial do Teatro de Tábuas é que podemos levar teatro e cinema para todo o Brasil dentro de uma carreta que representa um equipamento cultural. O resultado dessa iniciativa para as crianças é imediato, elas chegam e já ficam encantadas e em polvorosas com o espetáculo e com toda a estrutura”, disse ela.

Juliana contou ainda que o projeto também é realizado nas capitais, mas que o foco principal é nas cidades que não possuem cinema e teatro. “Hoje, cerca de 80 % dos municípios do Brasil não possuem cinemas e teatros, por isso nosso objetivo é justamente sanar essa necessidade com uma estrutura moderna e uma infraestrutura única. A carreta é patenteada e, no mundo todo, apenas nós fazemos esse tipo de trabalho”, explica a produtora.

Para a secretária de Educação, Regina Garcia, “democratizar o acesso à cultura e à arte, objetivo posto em prática pelos organizadores deste projeto, confirmam que empresas que investem em educação e cultura, desejam, verdadeiramente, contribuir para o desenvolvimento pleno do estudante em sua formação como cidadão brasileiro”, disse ela.

Os espetáculos se encerram nesta sexta-feira (5), com os alunos da EMEB Antônio Stella Moruzzi, a partir das 8 horas e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEB Carmine Botta, a apresentação será às 19h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x