27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Antonio Nóbrega faz apresentação gratuita em São Carlos

Antonio Nóbrega faz apresentação gratuita em São Carlos

30/10/2014 20h41 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Antonio Nóbrega faz apresentação gratuita em São Carlos

O músico Antonio Nóbrega apresenta um show de bolso em São Carlos no dia 6 de novembro. Acompanhado por dois músicos, ele canta, toca, dança e conversa sobre as referências da cultura popular em sua criação artística. O espetáculo acontece às 17h, no Teatro Florestan Fernandes, localizado na área norte do Campus São Carlos da UFSCar. O encerramento fica por conta do grupo Girafulô, com apresentação de danças populares. A entrada é gratuita e a retirada antecipada de convites é das 9 às 18 horas, na Coordenadoria de Cultura (CCult) da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), localizada na área sul do Campus, ou na Rádio UFSCar, na área norte.

Antonio Nóbrega nasceu em Recife, Pernambuco, em 1952. É violinista desde criança. Entre 1968 e 1970 já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971 foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. Fruto desse envolvimento com o universo da cultura popular, começou a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas e música, apresentando desde então vários espetáculos, inclusive em outros países como Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França. Com sua mulher, Rosane Almeida, idealizou e dirige, em São Paulo, o Instituto Brincante, local de cursos, oficinas, mostras e encontros artísticos. Este ano, Antonio Nóbrega foi também o homenageado do Carnaval do Recife 2014 (ao lado do frevo, patrimônio imaterial da humanidade). Atualmente, concluiu com Walter Carvalho a realização de um longa-metragem sobre a sua obra, “Brincante”, que estreia no cinema dia 20 de novembro.

O show de Antonio Nóbrega em São Carlos faz parte do projeto Música na Cidade, da CCult/ProEx da UFSCar, cuja proposta é realizar apresentações musicais, oficinas e palestras com nomes importantes e referenciais do cenário musical brasileiro. Criado em 1989, o projeto estabelece o elo da Universidade com a cidade de São Carlos, reafirmando o papel da UFSCar em promover e dinamizar as ações na esfera cultural, criando um espaço de formação e fruição musical, que são fundamentais dentro da atividade artístico-cultural. O Música na Cidade Apresenta uma programação diversificada, priorizando trabalhos musicais que pesquisam ou se apropriam da música brasileira tradicional e da música folclórica, ou a caracterizada por hibridismos no tempo, nos estilos, e de influências de outras regiões, que representa tendência nas propostas mais recentes. 

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.culturaproex.ufscar.br, pelo telefone 3351-8702 ou pelo e-mail [email protected].

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x