19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Apresentação no Teatro Municipal marca Dia Nacional do Choro

Apresentação no Teatro Municipal marca Dia Nacional do Choro

19/04/2024 21h02 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
Apresentação no Teatro Municipal marca Dia Nacional do Choro

Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, reconhecido recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural do Brasil, a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, por meio do Departamento de Artes e Cultura, oferece ao público na próxima terça-feira (23), a partir das 19h30, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, dois espetáculos musicais.

O grupo Choro de Coreto abre as comemorações. Fundado em 2016, o grupo tem se apresentado em diversas partes da região Sudeste com espetáculos temáticos, como o Nome Sagrado, Choro Negro e Do Princípio à Roda. De maneira panorâmica, os concertos contêm explicações dos períodos das obras apresentadas, com dados biográficos de seus compositores e intérpretes e com a vivência de todas as experiências, de variados níveis, de seus integrantes dentro do Choro.

Encerrando as homenagens, o músico, cavaquinista, compositor e arranjador baiano Messias Britto, sobe ao palco do Teatro Municipal. Expoente da nova geração, o músico tem dois discos lançados: Cavaquinho Polifônico e Baianato. No repertório, clássicos da guitarra baiana, como Frevo do trio elétrico, Pombo Correio e Rock de Caicó, entre outros.

No dia 29 de fevereiro desse ano os membros do Conselho Consultivo, órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aprovaram o registro da manifestação cultural no Livro das Formas de Expressão. O pedido de reconhecimento foi apresentado pelo Clube do Choro de Brasília, pelo Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, pelo Clube do Choro de Santos e por chorões e choronas de vários cantos do país que, por meio de abaixo-assinados de anuência e demandas diretas em superintendências do Iphan, contribuíram para o registro.

O Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” está localizado na rua Sete de Setembro, nº 1.735, no centro. A entrada é gratuita.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x