5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Artista plástico abre exposição em São Carlos

Artista plástico abre exposição em São Carlos

18/10/2012 12h21 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Artista plástico abre exposição em São Carlos

Até dia 2 de dezembro acontece na Livraria Sideral em São Carlos a exposição “Natureza” do artista plástico Cláudio Rosante que buscou retratar em quadros a consciência ambiental. A exposição está aberta ao público de segunda a sábado das 9h às 22h. A livraria fica na Av. São Carlos, 1931 no centro. A entrada é franca.

A mostra é composta por 20 obras de técnicas variadas que retratam os quatro elementos principais do planeta sendo Terra, Água, Ar e Fogo. De acordo com Cláudio Rosante a idéia de transformar elementos da natureza em tema para seu trabalho veio devido aos graves problemas ambientais que o planeta vêem passando nos últimos tempos.

“O grande erro na base dos modelos de produção econômica, poluidores e destruidores da natureza, tornaram-se mais evidente, ameaçando toda a vida na Terra. Em contra partida a consciência ambientalista evoluiu e se popularizou, passando progressivamente a fazer parte da vida cotidiana”.

O artista ressalta, “em quase todas as tarefas relativas às formas, há milhares de elementos que interagindo com a terra, água, ar e fogo, por vontade humana ou não, são forçados a trabalhar harmonicamente na natureza. E é isso, pois mais do que os significados que a arte expressa, ela é harmônica, como a natureza, ou esta sempre buscando harmonia, nos principais elementos da nossa vida e garantia para as futuras gerações”.

“Sabemos que muitas coisas são importantes para nossa feliz existência no planeta, porém, estar em harmonia com a natureza e com o próximo também é nossa constante busca”, diz Cláudio.

 

Conheça o artista Cláudio Rosante

Cláudio Rosante é químico industrial, matemático, pedagogo, artista plástico e Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP. É Professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Docente do Senac, Coordenador das Oficinas de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e na  Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda em São Carlos.

Durante sua vida artística já apresentou diversas exposições nacionais e em suas obras utiliza várias técnicas como lápis de cor, aquarela, pintura óleo, desenho, impressionismo, perspectiva, acrílico, contemporâneo, abstrato, acadêmico, giz pastel, desenho de observação, nanquim, retrato, natureza morta, anatomia, arquitetura, espátula, grafite, carvão, criação e paisagem.

“Em minhas obras, procuro mostrar técnicas de transposição de diversos materiais industriais como, por exemplo, massas acrílicas, colas, madeiras, resinas e pigmentos. Como artista, utilizo toda minha experiência de Químico Industrial, Matemático e Engenheiro de Materiais, para mim, o artista inova e ultrapassa os limites da arte”, finaliza o artista.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x