3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Associação Vera trabalha em prol de direitos humanos

Associação Vera trabalha em prol de direitos humanos

16/04/2013 12h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Associação Vera trabalha em prol de direitos humanos

A Associação Vera de São Carlos realiza desde 2009 trabalhos voluntários em prol de famílias e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social no Cidade Aracy e arredores, com o objetivo de conduzir ações relacionadas à promoção do desenvolvimento saudável de crianças, mulheres, homens e da comunidade em geral.

 

A associação dedica as suas atividades por meio de execução direta de projetos, programas ou planos de ações, mediante a doação de recursos físicos, humanos ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos dos setores públicos que atuam em áreas afins.

Atualmente a associação está com quatro projetos em andamento. A presidente e coordenadora de projetos, Karyne de Souza Rios, explica quais são e como funcionam os trabalhos.

“O projeto Doce Esperança, sob coordenação da vice-presidente da associação, Regina Lemmi, é voltado para adolescentes de 14 a 16 anos e nele oferecemos cursinho preparatório para que esses jovens tenham a oportunidade de ingressarem em outros cursos para a inserção no mercado de trabalho. Contamos com professores voluntários e oferecemos o material didático usado em sala de aula. Os alunos devem cumprir as metas estabelecidas que posteriormente são revertidas em pontos que se tornam prêmios para os próprios alunos”.

“Temos também o projeto Conviver que funciona dentro do projeto Doce Esperança, onde trabalhamos com os jovens habilidades sociais e de estudo, dando a eles um suporte a mais para o ingresso no mercado de trabalho. Outra ação do nosso grupo é o Projeto Família que realiza quinzenalmente rodas de conversa nas quais os participantes dividem suas dificuldades do cotidiano com os psicólogos voluntários e assim encontram maneira de superar essas adversidades”, conta Karyne.

“Por último temos o projeto Construir o Futuro, no qual, em parceria com o SENAI, damos cursos de pedreiro. Esses cursos acontecem semestralmente com duas turmas de 20 alunos. O material utilizado é cedido pelo SENAI, ficando por conta do aluno somente o material de segurança, uma bota e um par de luvas. É gratuito e qualquer pessoa pode participar desde que tenha completado no mínimo até o quarto ano do ensino fundamental”, completa Karyne.

A presidente Karyne de Souza Rios ressalta que os resultados alcançados até agora através destas ações têm sido bastante positivos. “Ao longo do tempo temos conseguido inserir jovens no mercado de trabalho e temos ajudado diversas famílias. Através dos relatos verbais dessas pessoas notamos que muitas têm conseguido superar adversidades; muitas tiveram melhorias em doenças como depressão e síndrome do pânico”.

A Associação Vera aceita a ajuda de voluntários interessados em participar dos projetos da entidade e também contribuições em dinheiro que podem ser depositadas em conta bancária ou através do FUMCAD, onde a doação é feita através do imposto de renda. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 16-94005632.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Fernanda
Fernanda
11 anos atrás

Parabéns pelo trabalho maravilhoso!!

Felipe Luiz Gomes e Silva
Felipe Luiz Gomes e Silva
11 anos atrás

Belo trabalho da Associação Vera de Direitos Humanos, está divulgando a cultura para muitos que não têm acesso.
Parabéns também o Jornal pelo espaço e matéria.

São Carlos tem 13 Centros Comunitários descentralizados que também são importantes Pontos de Cultura.
Recomendo o livro:
Cidadania Ativa de Maria Victória M. Benevides- Editora Ática

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x