17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Através da dança, grupo são-carlense ajuda jovens carentes

Através da dança, grupo são-carlense ajuda jovens carentes

16/05/2013 17h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Através da dança, grupo são-carlense ajuda jovens carentes

O grupo de dançarinos Street Boys de São Carlos, criado em 1991 com o apoio da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, tem se destacado em concursos de dança nacionais e contribuído para projetos sociais como o “Vida Urbana” e o “Liberdade Assistida – Casa Aberta” para jovens infratores. Hoje o grupo é composto por alunos que se sobressaíram em projetos anteriores, dando assim uma nova formação ao grupo e se mantém sob a coordenação do professor de danças, José Maria Martins Góes.

 

Entre os trabalhos realizados pelo Street Boys, em 1996 o grupo participou de um concurso de dança no programa de televisão Domingo Legal, no SBT, onde conquistou o primeiro lugar.

Em 1998 o Projeto “Vida Urbana”, nascido em 1995 com a finalidade de ser o primeiro curso de dança de rua gratuito na cidade, passou a ser aplicado através da Secretaria do Bem Estar Social da Prefeitura Municipal de São Carlos. Também em 1998, uma vez ao mês, o grupo promovia um encontro de dança no SESI que reunia mais de 250 participantes entre alunos e convidados.

Em 2009 o grupo completou 18 anos de trabalhos sociais e para comemorar, organizou-se um festival no SESC São Carlos, nos dias 11 e 12 de julho, expondo toda sua história. Esse evento teve as portas abertas a todos os grupos e academias da cidade e região para mostras e competições de dança.  Em 2011 nasce a “Studium”, escola de dança e artes, onde se desenvolve todos os projetos que são voltados para a população carente de São Carlos.

Agora, até o próximo semestre, o grupo deverá participar de alguns concursos e festivais importantes. O coordenador José Maria Martins Góes fala sobre os próximos passos e quais são as dificuldades encontradas pelo grupo para dar continuidade aos trabalhos.

“Temos neste domingo, 19, um concurso em Barra Bonita e em julho o Festival Internacional de Hip-Hop em Curitiba, porém nosso maior desafio é encontrarmos patrocínio, mesmo que nosso trabalho tenha cunho social, a dificuldade é verba para os custos com transporte, alimentação, figurino e professores interessados no voluntariado”.

José Maria completa: “Nós temos muito orgulho de representar São Carlos em eventos fora. O objetivo é que a cidade também se torne uma referência no campo das danças, o intercâmbio cultural é muito importante e rico para os jovens, principalmente para aqueles que vivem em situações de vulnerabilidade social”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x