13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Através da Lei Rouanet, companhia de teatro promove acesso a cultura em escolas nas periferias

Através da Lei Rouanet, companhia de teatro promove acesso a cultura em escolas nas periferias

22/11/2014 13h15 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Através da Lei Rouanet, companhia de teatro promove acesso a cultura em escolas nas periferias

A maior missão do artista é promover arte para todos os cantos, e é a partir dessa premissa que a companhia de teatro TPK desenvolve o projeto “Bioarte: Aprendizes de Sustentabilidade”, que consiste numa turnê para promover apresentação do espetáculo “As Aventuras de Romião e Julieta” e a oficina “Formas Animadas – A Utilização do Lixo que não é Lixo”. O projeto foi aprovado na lei Rouanet de incentivo fiscal para cultura e quem apoia e financia é a mineradora Jundu, parceira da companhia desde 2007. Esta é a sexta viagem e dessa vez visitarão a cidades de São João Del Rey – MG (22 a 28/11/2014) e Balneário Barra do Sul – SC (30/11 a 09/12/2014).

Há quatro anos sediada em São Carlos a Cia de teatro TPK promove diversas atividades em São Carlos e região. Preocupadas em levar a arte para aqueles que não têm acesso, buscam alternativas e parceiros para realizar apresentações, oficinas e workshops, tem no repertorio mais de 24 espetáculos montados e algumas atividades de formação. Esta é a sexta turnê realizada, e essa história começou em 2007 em parceria com a mineradora Jundu, a primeira teve caráter regional e aconteceu em Descalvado, cidade da matriz da mineradora. Na sequência a perspectiva foi em atender as cidades que a empresa tem filial.

A cada ano buscam renovar a temática, mas dessa vez a maior novidade está na linguagem utilizada pelos artistas: deixaram de lado o clown e estão apresentando uma história totalmente autoral. “As Aventuras de Romião e Julieta” foi escrito por Jana Galdi, sócia-proprietária da cia,  e aborda a temática do cuidado com a natureza. A autora conta que “É a história de um leão covarde e uma borboleta valentona e as crianças se identificam muito com as personagens”.

Este é um projeto grandioso, para fixar melhor a temática na consciência das crianças, produziram um livreto com a história e também haverá uma oficina de criação de boneco com materiais reutilizados, com o intuito de mostrar o valor do lixo descartado em casa. Dani Busatto, também sócia e atriz da Cia, conta “A ideia é ressignificar esse lixo que não é lixo e depois promover a discussão sobre o meio ambiente e a responsabilidade de cada um em relação a natureza, e depois, para finalizar, faremos uma exposição com os brinquedos produzidos”.

O projeto tem a criação e direção de Jana Galdi, formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – PR e sócia-proprietária da Cia TPK, que dividirá o palco e as oficinas com Dani Busatto, Victor de Seixas e Daniela Soledade, produção administrativa de Abiliane de Andrade e produção executiva de Dayana Fonseca, cenário e figurino de Dani Busatto, técnico de som Beatriz Barjud e fotografia de Tati Zanichelli. 

Ao todo serão 12 apresentações e 24 horas de oficinas e o público para as apresentações em média é de 450 crianças por sessão. A próxima parada do grupo após essa turnê será em janeiro de 2015 irão à Portugal pela segunda vez para ministrar uma palestra de clown e se apresentar com o espetáculo “Pindorama” que conta a história da chegada dos portugueses no Brasil. 

 

SINOPSE “As Aventuras de Romião e Julieta”

O leão Romião, com a ajuda de Julieta, sua amiga borboleta, vão dar uma grande festa na floresta. No entanto, no dia da festa, enquanto cuidam dos preparativos, o senhor Tempo fica louco. Todas as estações aparecem de uma vez, descontrolando tudo. A Mãe Natureza explica: A mão do Homem, que sempre viveu em harmonia com ela, agora é o principal responsável pela sua degradação.

Julieta e Romião dão início à difícil jornada de encontrar o vilão. Encontram A mão do Homem e lhe dão uma boa lição. Ao perceber o mal que estava fazendo à sua antiga paixão, ele cria consciência. Assim, A mão do Homem e a Mãe Natureza fazem as pazes e se casam.

 

Tempo de duração: 40 minutos 

Elenco: Ana Cris Campos, Jana Galdi, Dani Busatto e Daniela Soledade. 

Produção Geral: CIA TPK – Produções Artísticas

Público Alvo: a partir de 3 anos

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x