27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > ‘Beetles One’ mostra a essência dos 4 de Liverpool

‘Beetles One’ mostra a essência dos 4 de Liverpool

29/08/2014 23h10 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
‘Beetles One’ mostra a essência dos 4 de Liverpool

A banda ‘The Beetles One’ é o destaque da programação cultural de São Carlos com o show cover que traz o repertório do ‘The Beatles’. Em meio a viagens e apresentação em cidades do Sudeste, os quadro são-carlenses, fãs incondicionais do quarteto de Liverpool, mostram clássicos do rock compostos por John, Paul, George, Ringo. O show acontece neste sábado, 30, às 20h30, no Teatro Municipal localizado na Rua Sete de Setembro, 1735, Centro. Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada).

O nome Beetles com dois ‘es’ foi a saída encontrada pela banda para driblar os direitos autorais do nome Beatles que é uma marca do grupo inglês. “A palavra com os dois ‘es’ refere-se ao inseto besouro, já o nome da banda refere-se a batida, ritmo, beat, mas que sonoramente lembra beetles, o inseto”, explicou o guitarrista do grupo Cleber Harrison, que adotou o sobrenome  de George Harrison artisticamente.

O show que chega a cidade traz uma brincadeira que a banda vem fazendo depois que voltou de uma temporada de mais de um ano na Inglaterra, período classificado por ele como uma imersão cultural na vida dos Beatles. “Nosso show é todo falado em inglês e a gente coloca o técnico de som da banda fazendo a tradução. É uma brincadeira e uma sacada que a gente teve na Inglaterra e nós colocamos frases ditas pelos Beatles faladas com o sotaque britânico”, conta Cleber.

O guitarrista disse que é sempre um desafio montar um repertório mesmo sendo uma obra fechada, já que os Beatles não existem mais. “É complicado escolher porque sobram muitas músicas boas. O público sempre reclama que faltou aquela canção. Para se tocar ‘Come Together’ tem de tirar do roteiro ‘Let it Be’ ou para tocar ‘Hey Jude’ tem que excluir ‘Oh! Darling’”, explica o guitarrista, que ressaltou que são duas horas de show com 31 músicas.

O show também inclui músicas que não foram compostas pelos Beatles como, por exemplo, ‘Twist And Shout’, que foi escrita por Phil Medley e Bert Russell em 1963 e gravada no álbum dos Beatles ‘Please Please Me’ em 1964. “Não é deles a composição, mas tem muita da identidade do Beatles, e as pessoas gostam de ouvir”.

Cleber contou que desde 2007 que a banda colocou o pé na estrada e foi para a imersão cultural na Inglaterra tem tocado em festivas de cover dos Beatles e encontrado um vasto repertório cênico que eles estão aperfeiçoando e levando ao palco. “Nós percebemos a importância de se ter um figurino bacana, bem cuidado. Estamos investindo em perucas, roupas e acessórios para fazer um show o mais próximo do que eram os Beatles”. Cleber afirmou ainda que o período em Birmingham serviu para afiar o sotaque britânico.

Em 2012, a banda The Beetles One foi considerada “Destaque do Ano” dentre outros 66 grupos de 24 países diferentes, de acordo com os organizadores da Beatle Week, o maior festival de Beatles do mundo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x