16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Biblioteca Demonstrativa celebra língua portuguesa

Biblioteca Demonstrativa celebra língua portuguesa

Programação especial de junho inclui exposições, filme e roda de conversa

06/06/2024 07h52 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Biblioteca Demonstrativa celebra língua portuguesa

Para celebrar a riqueza da língua portuguesa, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura (MinC),  terá programação especial de 3 a 19 de junho, em Brasília. Gratuitas, as atividades irão homenagear autores e artistas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa tem por objetivo promover o conhecimento, o lazer e a socialização, estimulando e preparando a comunidade para o mercado de trabalho por meio de cursos e oficinas para prioritariamente suprir demandas das bibliotecas. Estas ações de cunho intelectual, artístico ou lúdico surpreendem pela criatividade e interação com a sociedade”, assegura o coordenador da BDB, Sebastião Lima Filho.

Estão agendadas duas exposições. A primeira apresenta uma coleção de livros de autores de língua portuguesa do acervo da instituição. As obras são assinadas por escritores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O intuito é apresentar um panorama da cultura lusófona, enfatizando a diversidade da produção literária destes países.

O Dia da Língua Portuguesa, na segunda-feira, 10 de junho, será comemorado em grande estilo, com uma mostra de poemas de Luís de Camões. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a obra do autor de “Os Lusíadas”.

Em 7 de junho, às 12h30, a sessão Cine BDB exibe o documentário “José e Pilar”, de 2010. O filme do diretor Miguel Gonçalves Mendes traça um retrato da relação entre o escritor José Saramago e sua mulher, Pilar Del Río, enquanto ele conclui um livro.

O romance “O Avesso da Pele”, do brasileiro Jeferson Tenório, é tema de debate no Clube de Leitura, em 10 de junho, às 18h30, com mediação da bibliotecária Cleide Soares. Na ocasião serão anunciadas as próximas edições do encontro, de julho a dezembro, que terão como tema obras de autores dos países lusófonos.

Na programação musical do mês, no dia 13, às 18h30, será realizada apresentação de orquestra, que irá executar composições portuguesas para celebrar o Dia dos Namorados

As atividades terminam no dia 19, às 14h, com a roda de conversa virtual “A Língua Portuguesa como Língua de Cultura”, a cargo do professor e ex-reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, com participação de David Rodrigues, especialista em literatura e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal.

António Sampaio da Nóvoa irá abordar o fortalecimento da importância cultural e histórica da língua – o quarto idioma mais falado do mundo, utilizado por 260 milhões de pessoas.

Sobre a BDB

Fundada em 1970, a instituição tem caráter público federal e integra o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Em 2012, recebeu o nome da bibliotecária Maria da Conceição Moreira Salles, que por 28 anos foi coordenadora do espaço.

Tem como objetivo servir como referência e unidade modelo de bibliotecas públicas, sobretudo para aquelas que fazem parte do SNBP, e atua como laboratório de pesquisa para ações, projetos e programas nas áreas de biblioteca, livro, leitura e literatura.
Também desempenha papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema.

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles conta com espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e telecentro para aqueles que não dispõem de computador, assim como uma área infantil, com gibiteca e HQs para todas as idades.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x