19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Bibliotecas fazem mais de 70 mil empréstimos neste ano

Bibliotecas fazem mais de 70 mil empréstimos neste ano

05/09/2014 23h09 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Bibliotecas fazem mais de 70 mil empréstimos neste ano

Mais de 70 mil livros foram emprestados aos são-carlenses pelas bibliotecas públicas municipais neste ano. De acordo com os dados da Secretaria de Educação da cidade, pasta que administra as bibliotecas, entre janeiro e o dia 2 de setembro foram retirados 73.141 livros nas 11 unidades pertencentes à administração. Desse total, 49.260 foram empréstimos para estudantes, e cerca de 17.965 foram emprestados para os demais cidadãos.

As bibliotecas que pertencem ao Sistema Integrado de Bibliotecas do Município (SIBI), e são: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral, Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha, Escola do Futuro EMEB Afonso Fioca Vitalli (CAIC), Escola do Futuro EMEB Angelina Dagnone de Melo, Escola do Futuro  EMEB Antonio Stella Moruzzi, Escola do Futuro EMEB Artur Natalino Deriggi, Escola do Futuro EMEB Carmine Botta, Escola do Futuro EMEB Dalila Galli, Escola do Futuro EMEB Janete Maria Martinelli Lia, e Escola do Futuro EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani. 

As Escolas do Futuro fazem parte dessa lista, porque são abertas aos alunos, professores e também à comunidade. São bibliotecas escolares comunitárias das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), e toda a população pode utilizar o acervo, ler revistas, jornais e acessar os computadores do local para pesquisas.

De acordo com o auxiliar de biblioteca Ismail Arderi, os gêneros que mais saem são romance, seguidos por literatura fantástica, como Senhor dos Anéis, saga Crepúsculo e demais obras com temática medieval. Também segundo Ismail, a maioria dos usuários são mulheres. “Com exceção dos adolescentes que procuram obras que caem no vestibular ou em provas escolares, o maior público é feminino, algo aproximado de 70%”, comentou. 

Entre os usuários do serviço, as duas leitoras mais assíduas estão são a dona de casa Maria Helena, e a auxiliar administrativo Mara Lígia Torres. 

Maria Helena já leu a obra completa de Monteiro Lobato. Ela e sua família chegam a retirar até 30 livros mensalmente. Em sua casa, todos têm gosto pela leitura. Além da dona de casa, o esposo e seus três filhos também leem com frequência. “Sempre gostei e incentivei meus filhos. Minha filha caçula de 11 anos já leu mais de 50 títulos. Ela vai muito bem na escola, graças a leitura que ensina, educa e ajuda a desenvolver o raciocínio”, comentou.

A biblioteca que Maria frequenta é a central Amadeu Amaral, localizada na avenida São Carlos. Seu gênero literário preferido é o romance. O marido prefere ação, e a filha mais nova lê obras infanto-juvenis. “Ela leu todos do Harry Potter”, completou.

Mara Lígia, outra grande frequentadora da biblioteca do centro, tem carteirinha há mais de 20 anos e pega pelo menos um livro por semana. O apreço pela leitura começou aos 11 anos, incentivado por uma professora de português. “Leio bastante depois do trabalho e aos finais de semana também. Além de entreter e nos enriquecer culturalmente, ler ajuda a aprimorar a língua, tanto na fala como na escrita. Me ajuda bastante com o trabalho”, disse.

Seus gêneros preferidos são ficção policial, seguido por romance e biografia. Entre os autores que gosta muito está Sidney Sheldon. “Li a obra completa dele”, informou.

Para se tornar um usuário da Biblioteca Amadeu Amaral é necessário apresentar somente o RG e um comprovante de residência. A carteirinha fica pronta em 15 dias, mas no ato da solicitação do documento, a pessoa já pode levar o livro para casa. Já os menores de 14 anos precisam apresentar ainda o documento de um dos pais ou outro responsável legal, além de seu próprio RG e comprovante de residência.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x