18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Bixiga 70 na Virada Cultural Paulista no Sesc São Carlos

Bixiga 70 na Virada Cultural Paulista no Sesc São Carlos

24/05/2013 23h52 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bixiga 70 na Virada Cultural Paulista no Sesc São Carlos

A banda nasceu da junção de dez músicos conhecidos da cena paulistana que têm em comum, trabalhos desenvolvidos no estúdio Traquitana no coração boêmio do centro de São Paulo. A apresentação será às 19h30 no Sesc.

Os integrantes do Bixiga70 colaboram com diversas bandas e artistas como Junio Barreto, Rockers Control, Anelis Assumpção, Projeto Coisa Fina, Projeto Nave, Leo Cavalcanti, Funk Como Le Gusta e Banda Black Rio. Reunidos exploram elementos das músicas brasileira, latina e africana para criar temas dançantes e inspirados. Considerado por muitos o berço do samba paulistano, o bairro do Bixiga também hospeda e alimenta a imaginação desses dez músicos que buscam estreitar laços entre passado e futuro por meio de uma leitura da música cosmopolita de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros e do samba, da música malinké e de uma atitude despretensiosa e sem limites para o improviso e a dança.

A versatilidade do Bixiga70 conta com os ritmos africanos da bateria de Décio 7 e dos percussionistas Rômulo Nardes e Gustávo Cék, riffs suingados de  Marcelo Dworecki (baixo) e Cris Scabello (guitarra); teclados psicodélicos de Maurício Fleury (piano e guitarra); além do improviso do quarteto de metais, imerso no universo do jazz e do funk – Cuca Ferreira (sax barítono e flautim), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

No final de 2011 o grupo lançou seu primeiro disco, homônimo, pelo selo Água Forte, com co-produção de Victor Rice. “Bixiga70” está disponível na íntegra para download no site da banda e tem versões em vinil e CD. O disco figurou nas listas de melhores do ano das publicações Rolling Stone Brasil, Estado de São Paulo, Revista Brasileiros, O Globo, dos sites UOL, Vírgula, MTV, Território Eldorado e Mix TV.

No início de 2012 o Bixiga70 recebeu uma recomendação no jornal inglês The Guardian além de ter sido considerado o grande destaque dos festivais Rec-Beat em Recife-PE, Nova Consciência em Campina Grande-PB e Conexão Vivo em Belo Horizonte-MG.

Considerado pela crítica “O show mais quente da cidade”, o grupo acumula outras inúmeras apresentações de sucesso em casas de espetáculos de São Paulo, Osasco, Araraquara e São Carlos, com destaque para shows no Auditório Ibirapuera, no Festival Contato, no Cine Jóia com Antibalas (EUA) e nos projetos Prata da Casa do SESC Pompéia, São Paulistas, e Instrumental SESC Brasil.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x