18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Capoeira Itinerante” apresenta conceitos da modalidade

“Capoeira Itinerante” apresenta conceitos da modalidade

Ação visa levar a bairros da cidade atividades de capoeira, apresentações de maculelê, coco de roda e dança afro

05/04/2024 06h22 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
“Capoeira Itinerante” apresenta conceitos da modalidade Foto: Prefeitura de Araraquara

No último sábado (30), a Praça “Paulo Mascia”, no Yolanda Ópice, recebeu o projeto “Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade”, iniciativa realizada por meio de uma parceria entre a Associação de Capoeira Sol da Liberdade e a Secretaria Municipal de Cultura, com o propósito de mesclar tradição cultural e inclusão social.

A ideia é levar a bairros da cidade atividades de capoeira, apresentações de maculelê, coco de roda e dança afro e realizar mini-oficinas com o público presente, além de divulgar os projetos sociais da Prefeitura. A iniciativa não apenas promove a prática dessas modalidades, mas também busca fortalecer os laços comunitários, oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e criar espaços de expressão cultural.

Quem está à frente do projeto é o técnico de capoeira das equipes de competição da Fundesport, José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, que vê no projeto uma oportunidade de ocupar os espaços em bairros periféricos da cidade com atividades que atraiam a atenção de crianças e jovens. “Quando chegamos com esse projeto, inibe as pessoas que estão fazendo mau uso do espaço e atrai crianças, jovens e adolescentes para assistir. E durante as atividades, damos uma parada, fazemos uma interação, uma mini-aula de iniciação e aproveitamos para divulgar os projetos da Prefeitura que estão ocorrendo naquela região”, salientou.

A próxima ação do “Capoeira Itinerante” será integrada à programação do Encontro Nacional, que será sediada em Araraquara entre os dias 12 e 14 de abril. Dessa forma, seria realizada no dia 13, com uma roda de capoeira, maculelê, coco de roda e dança afro na Praça Santa Cruz. O encontro terá a presença de mestres de Araraquara e região e também de vários estados como Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, entre outros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x