2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Choro das 3 leva música instrumental a São Carlos

Choro das 3 leva música instrumental a São Carlos

01/10/2016 12h06 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Choro das 3 leva música instrumental a São Carlos

O Choro das 3 está de volta ao Brasil. Após uma bem-sucedida turnê pelos Estados Unidos, com duração de quase quatro meses, as irmãs Corina (flauta), Elisa (bandolim) e Lia (violão 7 cordas), e o pai Eduardo (pandeiro) estão preparando o lançamento no Brasil do mais recente trabalho, o CD “Impressões”. Enquanto isso, a convite do Sesc, o Choro das 3 promove uma apresentação especial em São Carlos, no dia 2 de outubro, para receber as boas-vindas do público brasileiro. Grandes clássicos do choro, além de composições próprias do grupo fazem parte do repertório que promete encantar os fãs da boa música brasileira.

O novo trabalho, já lançado no exterior, reúne diversos estilos musicais e influências, além das próprias vivências das “meninas do choro” (como são mais conhecidas no cenário musical do Brasil) ao longo de 13 anos de carreira. Em cada faixa existe um recorte espontâneo do universo musical trilhado pelo grupo, com tons regionais e muitos cenários e inspirações  típicas do interior paulista, onde vivem as meninas do Choro das 3. Entre valsas, floreios, forró e, claro, choro, o “Impressões” novamente evidencia o talento que consolida o Choro das 3 como um dos mais importantes grupos de música popular brasileira da atualidade.  

“Neste novo CD estão as nossas ‘impressões’ sobre todo esse universo musical. É como o Choro das 3 vê os diferentes estilos que estão reunidos neste novo CD, cheio de convidados especiais”, explica a flautista Corina, porta-voz do grupo. O lançamento oficial no Brasil está previsto para o final deste ano.

Treze músicos muito especiais se juntaram ao Choro das 3 para a execução das 14 faixas inéditas do CD Impressões. Entre eles está o bandolinista Danilo Brito que toca cavaco na música “O Céu de Waldir”, composta pelo sorocabano Leroy Amêndola. Outro destaque é Thadeu Romano, no acordeão, em faixas como “Forró Barroco”, “Floreio” e também como compositor, ao lado de Elisa, na animada “Festa no Chiqueiro”. Outro parceiro importante é o cavaquinhista e compositor Pacheco, que é autor e um dos executores de faixas como “Belo”, “No Velho” e “Garota”, uma valsa dedicada a Elisa, a bandolinista do Choro das 3.

 

Carreira de sucesso 

 

Há 13 anos o Choro das 3 se dedica a resgatar e a compartilhar o choro, despertando a paixão pela música nos mais variados públicos. As “meninas do choro”, sempre demonstraram que talento não tinha idade e por isso começaram a brilhar muito cedo no cenário da música.

O grupo já excursionou por todo o país, além de colecionar apresentações internacionais de sucesso, como na França e Estados Unidos. Na última excursão norte-americana lançaram o sexto CD do grupo, o “Impressões”.

A graça, o talento e juventude do Choro das 3 é um frescor no cenário da música instrumental brasileira. Corina é a precursora do trio e durante as apresentações exibe todo seu domínio da flauta e flautim, ao lado de Lia, que encanta no violão sete cordas; e de Elisa, que além de compositora surpreende o público no banjo, bandolim, piano e clarinete, sempre acompanhadas pela cadência do pandeiro de Eduardo Ferreira.

O Choro das 3 lançou o primeiro CD em 2008: “Meu Brasil Brasileiro”, pela gravadora Som Livre. O sucesso foi tanto que garantiu ao grupo o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Grupo de Música Popular, em 2008. Outro momento especial da carreira ocorreu em 2011, na estreia das apresentações internacionais, quando as irmãs foram ovacionadas durante o Festival de Bandolins de Lunel, na França, onde mostraram a importância da música brasileira, especialmente do choro, em um evento que reuniu instrumentistas de todo o mundo.  De lá para cá, o Choro das 3 realiza anualmente uma turnê internacional, pelos Estados Unidos, para lançar seus novos trabalhos.

 

SERVIÇO:

Show dia 2 de outubro, 16h

LOCAL: Sesc São Carlos – Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim Gibertoni 

INGRESSO: GRATUITO

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x