18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Cinema também acontece fora das salas tradicionais

Cinema também acontece fora das salas tradicionais

30/07/2013 23h52 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cinema também acontece fora das salas tradicionais

Depois de muito tempo carente de salas de cinema, São Carlos hoje conta com uma rede de cineclubismo forte e ativa. São Cines, é assim que foi nomeada e formada por oito grupos diferentes. O objetivo de formar uma rede articulada de exibições seguidas de debate é de formar público e melhorar a divulgação de cada sessão, além de difundir a produção audiovisual que não é exibida nas tradicionais salas de cinema.

 

Em outubro de 2012, através de uma chamada do Festival Contato, foi promovido um encontro entre os cineclubes existentes na cidade. Na época eram o Cine SESC, Cine Paracatuzum, Cine Consumosol, Cine Psique, Cine Ver(a)Cidade entre outros. Na ocasião foram discutidas questões como centralização e periodicidade das exibições, o que é o cineclubismo e como ele se caracteriza, além da possibilidade de trabalhar com temáticas homogêneas, sempre respeitando as características de cada um dos cineclubes.

Com apoio do Sesc a rede passou a realizar reuniões periódicas e cada grupo envolvido, poderia realizar sessões no teatro da unidade. Para Dante Cieto, do Cine Ver(a)Cidade, a instituição tem papel fundamental para que esta articulação realmente acontecesse, porém para um trabalho mais eficaz com formação de público era necessário mais do que simplesmente cada cineclube promover sua sessão.

A partir deste novo formato, a rede sai da teoria e passa a existir na prática. Com foco na promoção de sessões temáticas, em que os cineclubes envolvidos, juntos, farão a curadoria para duas exibições mensais que acontecerão às terças-feiras no teatro Sesc.

Susana, responsável pelo projeto na unidade de São Carlos, contou que o trabalho da rede foi se modificando a partir dos próprios agentes. “O primeiro ano foi para esquentar as ações e agora é só seguir em frente, entendendo que formação de público é trabalho de formiguinha”.

A programação de cinema do Sesc acontece ora no teatro, que tem uma estrutura mais próxima de uma sala de cinema, ora na sala multiuso, com uma tela de projeção, mais característica de cineclube.

 

Para o reencontro no Festival Contato estão programadas algumas ações como realizar a curadoria da programação de cinema, debates em torno das ações cineclubistas, a participação do Conselho Nacional de Cineclubes e quem sabe conseguir promover exibições cineclubistas todos os dias da semana. A proposta fundamental da rede São Cines é de criar novas salas e novos públicos para o cinema.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x